Agora Motor
Um estudo realizado pela Cox Automotive apontou que as montadoras terão um desafio para vender serviços de assinatura de veículos. Embora 41% dos possíveis compradores estejam interessados em tais recursos, apenas 21% conhecem o conceito de assinatura de recursos veiculares. Isso significa que as montadoras precisarão fazer algumas tentativas para persuadir as pessoas a aderirem.
A maioria dos entrevistados (65%) gostou do benefício de experimentar recursos sem fazer um compromisso a longo prazo. Atualmente, atualizações over-the-air são mais comuns em carros novos e permitem que as montadoras adicionem recursos; 61% acham isso benéfico para atualizar ou reduzir o nível dos recursos do carro conforme necessário e 54% gostaram da ideia do acesso contínuo a novas tecnologias.
Apesar de se mostrarem abertos a esses serviços, os entrevistados não aderirão apenas por causa disso. Mais da metade (53%) enxerga os serviços de assinatura como benéficos se reduzissem o preço inicial do veículo. Além disso, 77% reconhecem que essas assinaturas gerariam mais lucro para as montadoras e 69% escolheriam outra marca se essa só oferecesse determinados recursos mediante pagamento mensal. Quase metade (49%) afirmou que manteria o carro por mais tempo se os recursos estivessem disponíveis sob demanda.
De acordo com Vanessa Ton, gerente sênior de pesquisa de mercado e cliente da Cox Automotive, as montadoras devem garantir que os consumidores percebam os recursos baseados em assinatura como um bom valor, não apenas uma forma de obter lucro. Algumas montadoras já colocaram certos recursos por trás do paywall, mas nem todas foram bem-sucedidas; a BMW enfrentou reações negativas quando propôs uma assinatura para bancos aquecidos no ano passado. (Agora Motor/Gustavo Herdt)