AutoIndústria
Os estudos liderados pelo MDIC, Ministério do Desenvolvimento, da Indústria, Comércio e Serviços, sobre a oferta no Brasil de um carro mais acessível parecem ter avançado nos últimos dias. A Folha de S.Paulo, em reportagem assinada pelo jornalista Eduardo Sodré, informa que será no próximo dia 25 o anúncio da volta do carro popular e de incentivos para a indústria.
Os modelos atualmente mais baratos no mercado brasileiro são o Renault Kwid e o Fiat Mobi, com versões de entrada na faixa de RR 70 mil. A ideia seria ter carros 1.0 com preços abaixo deste valor, algo entre R$ 50 mil e R$ 60 mil, ainda de acordo com a Folha de S.Paulo.
A Anfavea alega não estar participando das negociações, mas definiu o novo carro popular como “carro verde de entrada” ao confirmar que algumas montadoras estavam conversando com o governo sobre o a tema.
Na segunda-feira, 8, o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, admitiu que as discussões envolvem redução da margem das montadoras nos modelos a serem definidos como populares, assim como redução de impostos. Ele também revelou que uma das propostas é que tal carro seja movido exclusivamente a etanol.
O presidente da Stellantis na América do Sul, Antônio Filosa, já deixou claro que a empresa tem interesse no projeto. Além da Fiat, que produz o Mobi, a Stellantis representa outras marcas, incluindo a Citroën, que lançou no ano passado o novo C3, também compacto.
Na reportagem publicada neste sábado, 13, a Folha revela que o Kwid deve ser o primeiro modelo a se encaixar no conceito de carro de entrada mais acessível.
A proposta de se resgatar o carro popular foi apresentada ao MDIC pela Fenabrave, a entidade que representa os concessionários de veículos de todo o País. O ministro do MDIC e também vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, chegou a publicar nas redes sociais declarações sobre o empenho do presidente Lula em retomar o vigor da indústria automobilística brasileira.
O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou em reunião do Conselhão – Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável – no início deste mês que o projeto do carro popular já deu certo uma vez e pode dar de novo.
De acordo com a Folha de S.Paulo, os anúncios programados para o dia 25 também devem contemplar outros segmentos da indústria e não apenas as montadoras. Na pauta, a criação de linhas de financiamento mais acessíveis para veículos e para o setor fabril, assim como redução na tributação de produtos específicos. (AutoIndústria)