Blog do Caminhoneiro
A Shell é uma empresa conhecida mundialmente pela venda de combustíveis, mas o que pouca gente sabe é que a empresa trabalha no aperfeiçoamento de tecnologias de redução de consumo e de emissões em caminhões pesados.
No último dia 05 de maio, a empresa anunciou o lançamento do caminhão Shell Starship 3.0, a terceira versão do modelo que começou a ser desenvolvido em 2018.
“O Shell Starship 3.0 apresenta algumas das melhores tecnologias que estão liderando o caminho para ajudar a descarbonizar o setor de transporte pesado”, disse a Dra. Selda Gunsel, presidente da Shell Global Solutions e vice-presidente de tecnologia de combustíveis e lubrificantes da Shell.
O caminhão é equipado com um motor Cummins X15N, de 15 litros, que funciona com gás natural produzido pela Shell e reduz significativamente as emissões de carbono.
O combustível é produzido a partir de resíduos orgânicos, conhecido aqui no Brasil como biometano, e pode ser misturado com gás natural obtido da extração do petróleo.
“A combinação de combustíveis e lubrificantes Shell de alta qualidade e baixo atrito fez do motor a gás natural uma ótima escolha para a próxima evolução da Starship”, continuou a Dra. Gunsel.
O caminhão recebe uma cabine totalmente aerodinâmica, que reduz o arrasto aerodinâmico de forma significativa, e também usa pneus de baixa resistência ao rolamento produzidos pela Bridgestone.
O caminhão começará a rodar pelos Estados Unidos, transportando cargas, a partir de agosto, em viagens entre San Diego, Califórnia, e Jacksonville, Flórida.
Os resultados obtidos durante as viagens serão analisados pelo Conselho Norte-Americano para Eficiência de Frete (NACFE).
A Shell garante que mais detalhes técnicos do caminhão serão demonstrados nos próximos meses. (Blog do Caminhoneiro)