Portal da Autopeças-Sindipeças
Presente de forma oficial no país desde 2009, a MINI do Brasil comemora a expressiva marca de 25 mil unidades vendidas ao longo destes 14 anos. Com design icônico, produtos modernos e o apaixonante Go-Kart Feeling, a marca é um sucesso e sonho de consumo de muitos brasileiros, e para celebrar este momento especial, a marca promete anunciar em breve uma serie especial e limitada desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro.
O anúncio da chegada da marca ao país foi feito ainda em 2008. Nele, “o carro compacto premium famoso em todo o mundo” chegaria ao Brasil em 2009, ainda em tempo para a comemoração dos 50 anos da criação da icônica marca inglesa. As primeiras concessionárias, localizadas em São Paulo e Curitiba, foram inauguradas em abril de 2009.
Ambas as concessionárias, ofereciam todos os serviços da área de vendas e pós-vendas bem como acessórios e coleção MINI Lifestyle seguindo rigorosamente os padrões exigidos pela marca de maneira internacional.
Os primeiros modelos disponíveis no país foram o MINI Cooper, MINI Cooper S e MINI Cooper S Clubman, equipados com câmbio manual ou automático. Ainda em 2009, a família MINI ganhou mais uma carroceria bastante desejada, o MINI Cabrio, lançado em duas verões: o MINI Cooper Cabrio e o esportivo MINI Cooper S Cabrio.
Muito conhecida também pelo lado Lifestyle, em 2011, a MINI combinou estilo e inovação ao lançar sua bike exclusiva no país, dobrável, pesando apenas 11 kg, e com 8 velocidades, era a bicicleta ideal para quem desejava economizar tempo.
Ainda em 2011, a família de quatro rodas ganhou mais dois integrantes: o MINI Coupé, o primeiro carro de apenas dois assentos da marca. Lançado no Rio de Janeiro com a campanha “Another Day. Another Adventure.”, o modelo foi o primeiro da marca a adotar uma estrutura de carroceria de três partes com uma traseira marcadamente saliente, elevando ao máximo o Go-Kart Feeling; e mais tarde naquele ano a primeira geração do MINI Countryman, o primeiro MINI com quatro portas e a estreia da marca no segmento de utilitários esportivos, também desembarcou por aqui.
Prova do sucesso da marca entre os brasileiros foi que, em dezembro de 2011, a marca comemorou a marca de 5 mil unidades vendidas no Brasil. O ano de 2012 ficou marcado pela chegada do MINI Roadster. O sexto modelo da família MINI foi o primeiro conversível na história da marca com dois assentos.
Marcada pela exclusividade, a MINI também é conhecida no Brasil por suas edições especiais e limitadas, e a primeira delas chegou em 2012, quando foi lançado o luxuoso e esportivo MINI Cooper S Goodwood, modelo que reunia o requinte, o conforto e inclusive alguns elementos de um Rolls Royce — marca que também pertencente ao BMW Group. Com apenas mil unidades produzidas em todo o mundo, o modelo teve apenas seis unidades disponibilizadas no Brasil e é, até hoje, um dos modelos mais exclusivos produzidos pela marca e que também foram vendidos por aqui.
Esportividade faz parte de nossa história e de nossa essência, como as diversas vitórias nos tradicionais rallys de Monte Carlo, Tulip e o Dakar. Em solo brasileiro tivemos o MINI Challenge, campeonato que ocorreu nos anos de 2010, 2011 e 2012. E, também em 2012, comandado pelos franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, o MINI ALL4 Racing sagrou-se campeão do Rally dos Sertões, uma das competições mais importantes do país.
Já em 2013, o destaque ficou para o lançamento de mais um modelo da família MINI, o MINI Paceman, além deste novo modelo, o ano de 2013 também marcou a chegada da divisão de esportivos John Cooper Works, disponível nas versões Hatch, Cabrio, Coupé e Roadster.
O Salão do Automóvel de 2014 foi o responsável por apresentar no Brasil, o MINI Hatch 5 Portas, modelo bastante aguardado, e que reunião o icônico design do MINI Hatch com a versatilidade de um modelo de 5 portas, que também cresceu em tamanho e entre-eixos, modelo que teve o início de vendas em meados de 2015.
Em outubro de 2015, o BMW Group Brasil iniciou produção das versões MINI Cooper S Countryman e MINI Cooper S Countryman ALL4 na fábrica de Araquari, em Santa Catarina.
Começo da era eletrificada
Outro momento marcante para a marca MINI em solo brasileiro foi em 2018, quando apresentou no Salão do Automóvel daquele ano o seu primeiro veículo eletrifico e vendido em serie, o MINI Cooper S E Countryman ALL4, o SUV híbrido plug-in da MINI.
Consolidada e confiável, a MINI segue renovando seus modelos ao longo dos anos. Em 2019, em comemoração aos 60 anos da marca, foi lançada a versão limitada MINI 60 Years Edition. Baseada na versão Cooper S 3 portas, a edição especial trazia como diferenciais a cor externa New British Racing Green (cor oficial do automobilismo britânico) e teto na cor branco pepper; além de diversos itens exclusivos para esta série especial, como faixas esportivas sobre o capô com a inscrição ‘60 Years’; rodas de liga leve de 17 polegadas, projeção em LED da inscrição ’60 years’; soleiras com a inscrição ’60 Years’.
Em 2020, a chegada do MINI John Cooper Works GP ao Brasil foi destacável. O modelo, com produção limitada a 3.000 unidades no mundo, o modelo teve 25 carros comercializados no Brasil e é, até hoje, o MINI mais rápido já produzido em toda a história.
Março de 2021 ficou marcado de vez na história da MINI no Brasil. Foi neste mês que se iniciou, em Oxford, na Inglaterra, a produção do MINI Cooper S E para o Brasil, primeiro modelo 100% elétrico da marca. Produzido na lendária fábrica de Oxford, no Reino Unido, também conhecida como a casa da MINI, o modelo manteve o design marcante hatch 3 portas, sem perder espaço interno ou do porta-malas, e é equipado com motor capaz de entregar 184cv de potência e 270Nm de torque instantâneo. Sucesso de vendas já no seu primeiro ano de comercialização, o MINI Cooper S E é a solução urbana perfeita, aliando sustentabilidade com desejado Go-Kart Feeling que os carros da marca proporcionam ao dirigir.
Um mês depois, em outubro de 2021, um show de luzes agitou o Centro do Rio de Janeiro. O festival IluminaRio 2021, a céu aberto e com diversas artes feitas de luzes, aconteceu na Praça Mauá e teve como estrela principal o MINI Cooper S. E, primeiro modelo 100% elétrico da marca, e que também participou da mostra. Além disso, a marca realizou um show de projeções e um MINI Parede, onde 200 fãs da marca fizeram uma carreata até o local para acompanhar o evento.
Em 2022, a marca inovou mais uma vez no mundo das pistas virtuais com a primeira competição de veículos 100% elétricos. A bordo de um MINI Cooper S E, na configuração hatch 3 portas e 100% elétrico, os pilotos de E-Sports tiveram a oportunidade de disputar cinco etapas, passando por circuitos de rua como Miami, Mônaco, Adelaide, além da versão ePrix da Cidade do México, e a própria Silverstone. A competição mostrou que a MINI segue firme no seu propósito de ser 100% elétrica até o início da próxima década, mas sem esquecer suas raízes competitivas.
Em julho 2022, uma série especial do MINI Cooper S E, com pintura, acabamentos e interior exclusivos foi lançada no Brasil. A Resolute Edition foi limitada a 30 unidades e tinha como destaque o visual único, composto pela cor da carroceria no tom Verde Rebel, com teto e retrovisores na cor Branco Pepper. Os acabamentos nos faróis, lanternas, grade, maçanetas e na tampa de carregamento em tom Resolute Bronze aumentavam ainda mais sensação de requinte ao modelo.
A recém-lançada série especial e limitada: MINI Cooper S E — Multitone Edition tem pintura, acabamentos e interior exclusivos. O modelo chegou ao Brasil em fevereiro de 2023 com volume limitado à apenas 25 unidades. O modelo une uma seleção de cores e tonalidades exclusivas e estilosas com propulsão 100% elétrica, solução perfeita para mobilidade urbana de forma sustentável.
Acompanhe a MINI do Brasil nas redes sociais:
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group inclui mais de 30 locais de produção em todo o mundo e tem uma rede global de vendas de mais de 140 países.
Em 2022, o BMW Group vendeu mais de 2,4 milhões de veículos e mais de 202.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2022 foi de 23,5 bilhões de euros em receitas que totalizaram 142,6 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2022, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 149.475 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos. (Portal da Autopeças-Sindipeças)