Truck & Bus Builder América do Sul
Emitindo apenas vapor d’água, os caminhões com célula de combustível a hidrogênio serão uma parte importante da oferta de veículos com zero emissões da Volvo Trucks. Agora, a marca dá um passo importante nesta jornada com o início dos testes desta tecnologia em estradas no norte da Suécia.
Caminhões elétricos Volvo com motores elétricos a célula de combustível, exibidos pela primeira vez com emissão zero de poluentes, usam hidrogênio para gerar eletricidade e se tornarem adequados para o transporte em longa distância já está sendo testados em vias públicas de forma desafiadora de regiões acima do círculo polar ártico, no norte da Suécia, sob um clima extremamente frio.
A vice-presidente de gestão de powertrain da Volvo Trucks, Helena Alsiö, explicou que os caminhões estão sendo submetidos a operações em sete dias por semana e em todos os tipos de ambiente sob condições extremamente adversas nas vias públicas do norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, em condições consideradas ideais para conhecer o desempenho dos veículos. Helena Alsiö comentou estar entusiasmada com o fato de tudo estar sendo muito bem cumprido, numa sequência bem-sucedida dos testes que, antes, havia sido realizado em ambiente virtual e depois também no campo de provas da empresa.
Ao longo dos tetes, os caminhões elétricos movidos com célula de combustível a hidrogênio têm demonstrado que serão especialmente adequados para distâncias longas, em trajetos em que usar apenas baterias não é uma boa opção, por falta de infraestrutura de recarga.
Os veículos com essa tecnologia estarão comercialmente disponíveis na Europa na segunda metade desta década. Para acelerar o desenvolvimento, o Grupo Volvo uniu forças com a Daimler para pesquisar e produzir sistemas de células de combustível sob medida para veículos pesados.
Para as transportadoras que já querem oferecer transporte com emissão zero, a Volvo Trucks oferece atualmente a mais ampla linha de caminhões elétricos a bateria do mercado, com seis modelos produzidos em série. Disponíveis comercialmente na Europa, Estados Unidos e em alguns países de outros continentes, os veículos atendem a uma grande variedade de necessidades de transporte. Além disso, em alguns mercados a marca tem também caminhões a combustíveis renováveis, como o biogás.
Roger Alm, presidente da Volvo Trucks declarou ser preciso agir desde já para evitar o aquecimento global. Independentemente das aplicações de transporte ou região do planeta, não se pode perder tempo e que a empresa prevê que, em alguns anos, os clientes serão capazes de eliminar completamente as emissões de CO2 de seus caminhões.
O executivo afirmou, também, que os caminhões Volvo com célula de combustível a hidrogênio usarão duas células com capacidade para gerar 300 kW de energia elétrica e que o hidrogênio verde é um recurso infinito, produzido a partir de fontes de energia renováveis.
Explicou que essa tecnologia emite apenas vapor d’água e os caminhões com célula de combustível a hidrogênio serão uma parte importante da oferta de veículos com zero emissões da Volvo Trucks. Agora, a empresa dá um passo importante nesta fase de desenvolvimento com o início dos testes da tecnologia em estradas no norte da Suécia. (Truck & Bus Builder América do Sul)