Stellantis: aumento de 14% na receita líquida no primeiro trimestre

Motor Mais

 

A Stellantis continua a energizar seu esforço para oferecer mobilidade limpa, segura e acessível em todo o mundo e cumprir os compromissos desafiadores do plano estratégico Dare Forward 2030, relatando um aumento da receita líquida de 14% na comparação ano a ano no primeiro trimestre de 2023, com todos os segmentos do negócio contribuindo positivamente para o resultado.

 

As vendas globais de veículos elétricos a bateria (BEV) aumentaram 22% ano a ano. Estão programados nove BEVs adicionais a serem lançados em 2023, ampliando a oferta para 47 modelos BEV até o final de 2024.

 

A ofensiva de eletrificação na América do Norte está se aproximando rapidamente, com destaque para a apresentação da novíssima Ram 1500 REV totalmente elétrica no Salão Internacional do Automóvel de Nova York. O Jeep® Avenger, o primeiro BEV da marca, foi eleito “Carro Europeu do Ano de 2023” e também foi reconhecido como “Melhor SUV Familiar do Mundo em 2023” pelo Women’s World Car of the Year Awards.

 

A Stellantis está focada na execução dos três pilares descritos no plano estratégico Dare Forward 2030:

 

Care: A Stellantis enfatizou seu compromisso com a igualdade global de gênero por meio da adoção dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da Organização das Nações Unidas (ONU). Na marcha em direção à neutralidade de carbono, a Companhia assinou um termo de compromisso vinculante com a Vulcan para desenvolver novos projetos geotérmicos destinados a descarbonizar o mix de energia do site industrial de Rüsselsheim, na Alemanha.

 

Tech: A Stellantis manteve um ritmo acelerado na transformação da eletrificação. Anúncios de investimentos em manufatura foram feitos em Mangualde, Portugal; Eisenach, Alemanha; Cassino, Itália; e, Kokomo, Indiana, EUA. Continuando a construir sua rede de parcerias para garantir o fornecimento de materiais essenciais para baterias, a empresa assinou acordos estratégicos com McEwen Copper, Terrafame Ltd. e Element 25. A Stellantis também expandiu sua rede de engenharia e desenvolvimento de software para oito hubs com uma nova operação em Gliwice, na Polônia.

 

Valor: A Stellantis realizou várias ações de apoio ao crescimento na região do Oriente Médio e África, incluindo a assinatura de um acordo-quadro com as autoridades sul-africanas para desenvolver uma fábrica no país, firmando um acordo com a Koç Holding para expandir ainda mais a joint venture Tofas na Turquia, e, na Argélia, o lançamento da marca Fiat, que pretende ter seis carros no mercado. Na Europa, a implementação do Novo Modelo Varejista começará a partir de meados de 2023 nos países-piloto após um acordo com as associações europeias de revendedores.

 

Calendário Financeiro:

 

  • 1º semestre de 2023 – Resultados financeiros completos – 26 de julho de 2023
  • 3º trimestre de 2023 – Vendas e receitas – 31 de outubro de 2023.

 

Bom desempenho na América do Sul

 

A América do Sul registrou bom desempenho no trimestre, com 191 mil unidades vendidas na região, com avanço de 10% em relação a igual período do ano anterior, e uma receita equivalente a € 3,5 bilhões. O relatório trimestral atribui o bom resultado ao sucesso inicial do novo Fiat Fastback e maiores volumes de comercialização dos modelos Fiat Argo, Citroën C3 e Peugeot 208.

 

A receita líquida aumentou 20%, principalmente devido ao aumento de volumes, melhor mix de produtos e preços médios favoráveis, bem como efeitos positivos de conversão cambial. (Motor Mais)