Motor 1
Respondendo por mais de 19% de todos os 151.721 veículos registrados no Brasil, o segmento de picapes comercializou 29.589 unidades em abril, somados os modelos das três categorias. O resultado representou um crescimento de quase 28% em relação ao mesmo período de 2022 (23.190). Na comparação com março (35.802), que contou com cinco dias úteis a mais, houve uma queda de pouco mais de 17%.
Entre as picapes pequenas, a forte evolução da Saveiro (3.152) nos últimos doze meses – vale ressaltar que, naquele momento, a Volkswagen estava com problemas produtivos – reduziu em mais de 7 pontos percentuais a liderança da Strada (8.047). No acumulado do quadrimestre, no entanto, a vantagem da representante da Fiat já é superior a 21 mil unidades.
Já na faixa intermediária, a folga da Fiat Toro (3.812) em relação às rivais caiu bastante. A diferença em relação à nova Chevrolet Montana (3.085), que em março havia sido superior a 1,6 mil unidades, caiu para pouco mais de 700 unidades. Atrás da Renault Oroch (1.158), a Ford Maverick (169) teve seu melhor resultado desde julho passado (183).
Na faixa de cima, a enorme vantagem da Toyota Hilux (3.199) registrada nos meses anteriores caiu bastante, com a Chevrolet S10 (2.752) encurtando para aproximadamente 400 unidades uma diferença superior a 1,6 mil em março. Com a maior alta do pódio, a Ford Ranger foi a preferida por 1.361 consumidores.
Logo atrás da Mitsubishi L200 (810), a Volkswagen Amarok (716) teve seu melhor desempenho no ano. Praticamente repetindo o recorde de vendas de março, a Ram 3500 (550) foi a 6ª colocada. A marca norte-americana, que ganhará uma nova representante nos próximos meses, colocou seus outros três modelos no top 10 pelo 2º mês seguido. Abril marcou o 3º aparecimento da GMC Hummer EV (2), que não conta com importação oficial, no ranking em 2023. (Motor 1/Thiago Parísio)