Segunda geração alavanca vendas do HR-V

AutoIndústria

 

O HR-V está retomando o papel que sempre lhe coube na linha Honda. Desde seu lançamento como produto nacional, em 2015, o SUV foi o automóvel mais vendido da marca no mercado interno. Não apareceu na ponta apenas no ano passado, quando, com pouco mais de 15,4 mil licenciamentos, ficou atrás do City e City hatch.

 

A perda do lugar mais alto do pódio da Honda, entretanto, não foi sem um bom e justificado motivo. Em dezembro de 2020, a montadora cessou a produção da primeira geração do SUV – que já cumpria seu sexto ano nas lojas e tinha desenho, conteúdo e recursos técnicos superados por vários concorrentes – para preparar a fábrica de Itirapina, SP, para a chegada da segunda geração.

 

Lançado em julho somente, o New HR-V, como foi batizado, começou a ganhar presença mais relevante nos emplacamentos a partir de setembro. Até então, praticamente apenas unidades produzidas até dezembro de 2021 chegaram às ruas em volume inferior a quinhentas unidades mensais, média que passou a mais de 2,9 mil nos últimos quatro meses de 2022 com a nova geração.

 

E se terminou bem o quadrimestre anterior, seguiu o modelo seguiu com o mesmo desempenho médio nos primeiros quatro meses deste ano e já alcançou 11,1 mil unidades, o dobro do que o segundo Honda mais negociado no período, o City sedã, que acumulou 4,9 mil emplacamentos.

 

A recuperação da competitividade do HR-V fica ainda mais evidenciada quando se observa que suas vendas cresceram 17% diante do primeiro quadrimestre de 2022 e o segmento de SUVs, o maior e mais concorrido do mercado interno, avançou 11,5% na mesma comparação.

 

Em abril, o HR-V somou 4,7 mil licenciamentos, o melhor resultado mensal da segunda geração e que o colocou como o segundo SUV mais vendido no mês. E, por muito pouco – exatas 210 unidades apenas -, não roubou a liderança do Jeep Compass.

 

Há muito tempo o HR-V não tinha posição tão destacada no ranking de utilitários esportivos, segmento que liderou em 2015 e 2016. Por conta do fim da primeira geração, encerrou o ano passado na 13ª colocação, mas já não fazia frente aos principais concorrentes desde 2019, quando foi o 5º lugar.

 

A recuperação das vendas do HR-V agora já reflete positivamente também na participação da Honda. A marca negociou 20,7 mil veículos em 2023, evolução de 17% contra os 13% registrados pelo segmento de automóveis no mesmo período. Como resultado, a fatia da montadora chegou a 4,5%, quase 1 ponto porcentual a mais do que no fim de 2022.

 

Volkswagen avança nos SUVs e ameaça Jeep

 

Especificamente no segmento de SUVs, o HR-V respondeu por 5,2% das vendas de janeiro a abril, mais do que o dobro do que obteve em igual período do ano passado, quando, além da primeira geração do HR-V, contava com estoque residual do também aposentado WR-V.

 

A marca líder entre os SUVs continua sendo a Jeep, com 19,3% dos emplacamentos em 2023. Mas seguida agora bem de perto pela Volkswagen, que respondeu por 16,4% das vendas. A diferença entre as duas marcas, que era de 4,6 pontos porcentuais no primeiro quadrimestre do ano passado, está agora abaixo de 3 pontos. (AutoIndústria/George Guimarães)