Blog do Caminhoneiro
A MAN está trabalhando em uma nova motorização de combustão interna, que usa hidrogênio como combustível. Baseado no poderoso motor MAN D38, o novo MAN H45 está em pré-desenvolvimento.
De acordo com a montadora alemã, o novo motor será testado em caminhões MAN TGX, e funciona de forma muito semelhante ao motores diesel convencionais.
Em comunicado a investidores, a empresa brasileira Tupy, de Joinville, anunciou que será a fornecedora de cabeçotes para a nova motorização MAN H45.
O motor não emite poluentes na sua operação, e supera bastante as exigências previstas para a regra de emissões Euro 7, que deve entrar em vigor na Europa em 2027.
“Essa solução de propulsão será adotada pelas principais montadoras de veículos pesados devido ao custo reduzido, alta eficiência operacional, tolerância ao uso de hidrogênio com menor grau de impureza e durabilidade superior”, destacou a Tupy, em comunicado.
Motores de combustão interna de hidrogênio estão sendo considerados um das principais alternativas ao diesel, com uma implementação mais simples e barata do que caminhões equipados com células de combustível, por exemplo.
A MAN ainda não definiu datas para o início da produção comercial dos motores H45, que agora passarão por ciclos de testes em bancadas e em rodovias na Europa. (Blog do Caminhoneiro)