Scania firma parceria com UNESP para testes de ônibus elétrico

Portal Solar

 

A Scania, empresa especializada em soluções de transporte e logística, em conjunto com pesquisadores da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), do Campus de Ilha Solteira (SP), estão desenvolvendo testes em um ônibus 100% elétrico em condições de alta temperatura e criando ferramentas de análises e modelagens computacionais.

 

O veículo chegou ao Brasil no fim de 2021 para operar na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP), para o transporte interno de colaboradores, com o objetivo de aprimorar e desenvolver conhecimento local e competências em torno da eletrificação no transporte comercial, desempenhando uma função de ônibus-escola para ajustes e adaptações às condições brasileiras.

 

Há seis meses, o modelo elétrico desenvolve uma etapa de testes no país, na Faculdade de Engenharia da UNESP, em Ilha Solteira (SP), um dos 34 campuses da instituição. O projeto terá duração de 12 meses e o ônibus ficará sob a coordenação de pesquisadores da graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia.

 

Os dados coletados e os resultados do projeto serão disponibilizados em tempo real para todas as equipes de engenharia da Scania, otimizando o desenvolvimento da tecnologia BEV tanto na Suécia quanto no Brasil.

 

Escolha do local para testes

 

A escolha pela UNESP se deu pelo fato de a instituição ser referência em pesquisa e desenvolvimento na área da engenharia mecânica e ciências térmicas. Além disso, O Prof. Dr. Leandro Oliveira Salviano, um dos responsáveis pelo projeto, acrescenta que a escolha do local também foi motivada por uma questão térmica:

 

“Como aqui é uma região muito quente por longos períodos do ano, poderemos avaliar a aplicação desse ônibus para rodar em regiões com alta temperatura, tanto em ambiente urbano quanto em rodovia, utilizando “lastro” para reproduzir uma lotação.”

 

“Nós vamos estabelecer uma rota que possa simular e submeter o veículo ao estresse térmico. O sistema de resfriamento das baterias, com variações do clima e as temperaturas altas, pode impactar no desempenho e autonomia do veículo elétrico. Nós vamos testar propostas de isolamento de tubulação do pacote de baterias para identificar soluções que atendam aos requerimentos de operação dos veículos da Scania.”

 

O estágio atual do projeto é de troca e análise de informações dos testes entre a fabricante e a universidade de desenvolvimento das ferramentas. O Campus foi adaptado para receber o ônibus, com tomadas instaladas para o carregamento das baterias e suporte para manutenção do ônibus. A previsão é que uma primeira versão das ferramentas de análise já esteja pronta para ser apresentada ainda nos primeiros meses.

 

Os testes com o ônibus elétrico começam em outubro e as ferramentas desenvolvidas serão aperfeiçoadas e transferidas para a equipe técnica da Scania. A intenção é que as novas ferramentas ainda possam ser usadas pela Scania em outros projetos. (Portal Solar/Emily Moura)