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A General Motors tem o compromisso de liderar o futuro da mobilidade e de se tornar neutra em carbono até 2040. São as novas necessidades dos consumidores e de toda sociedade que estão moldando o caminho que a empresa está trilhando pelo mundo para continuar evoluindo e para enfrentar importantes desafios, como o das mudanças climáticas.
Entre as principais iniciativas da companhia está o investimento de US$ 35 bilhões até 2025 para o desenvolvimento de uma nova geração global de veículos elétricos, e a América do Sul tem importância estratégica neste projeto. Não apenas por ter um mercado consumidor com potencial de trazer maior escala a esta linha de automóveis zero emissão, mas também porque a GM tem na região um complexo de engenharia e profissionais de talento capazes de contribuir para acelerar a chegada desses EVs ao mercado.
A ampla estrutura que a companhia possui no Brasil com o Campo de Provas e o Centro Tecnológico vem sendo utilizada para contribuir com o desenvolvimento de determinados modelos desta futura geração de veículos globais 100% elétricos. As principais colaborações estão relacionadas às áreas de eficiência energética e de conectividade, além de testes de certificação e homologações necessárias para customizar os EVs à legislação e às preferências de diferentes mercados.
“Estamos neste momento trabalhando em ritmo acelerado e a primeira etapa contempla três diferentes projetos globais de veículos zero emissão, todos da marca Chevrolet, que primeiro serão lançados no mercado norte-americano”, revela Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
Tanto o Campo de Provas de Cruz Alta (CPCA) como o Centro Tecnológico (CT) da empresa ficam no Estado de São Paulo, onde a empresa anunciou em 2019 um aporte extra de R$ 10 bilhões em investimentos até meados da década.
O Campo de Provas fica em Indaiatuba e conta com uma área equivalente a 1.360 campos de futebol. Lá estão alocados sete laboratórios e 17 pistas de testes. Já o Centro Tecnológico fica em São Caetano do Sul e recebeu há pouco mais de um ano reforços nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, o que permitiu expandir seu leque de serviços.
Apesar de estar mudando o seu escopo de negócio – passando de fabricante de automóveis para uma plataforma de inovações em mobilidade, com o fornecimento também de hardware, software e serviços conectados -, a GM continua sendo uma empresa de abrangência internacional com uma longa tradição no desenvolvimento e produção de veículos.
“Na GM, produtos de caráter global, desde a sua etapa de concepção até a fase de desenvolvimento, tudo é feito com a participação de profissionais representantes dos mais diferentes mercados, pois entendemos que a diversidade permite criar importantes diferenciais competitivos para os veículos. Afinal, nosso propósito é sermos pioneiros nas inovações que movem e conectam as pessoas ao que realmente importa”, explica o presidente da GM América do Sul.
Planos para eletrificação
A GM continua avançando com seu projeto de um futuro totalmente elétrico e com zero emissão aqui no Brasil também. O primeiro passo dessa jornada foi dado em 2016, quando a empresa exibiu no Salão de São Paulo pela primeira vez o Chevrolet Bolt EV, um produto que revolucionou o segmento por ser considerado o primeiro EV do mundo com autonomia elevada e preço mais acessível. O crossover compacto de 203 cv, que percorre em média 459 km no ciclo WLTP, começou a ser comercializado no país em 2019 e recebeu no ano passado importante atualizações visuais e de conteúdo. Mais recentemente foi a vez do SUV compacto 100% elétrico Bolt EUV ser apresentado ao mercado nacional, durante o festival Lollapalooza.
Em meados de 2022 a GM confirmou o lançamento de dois produtos Chevrolet dessa sua futura geração de EVs que estão em fase final de desenvolvimento, o Blazer EV e o Equinox EV. Apesar de ambos serem SUVs tecnologicamente inovadores, com design atraente e alta performance; cada qual terá proposta e características próprias para atender diferentes perfis de consumidores.
Ambos os modelos serão equipados com a tecnologia Ultium, que consiste em uma plataforma modular específica para veículos elétricos com diferentes combinações de motores e baterias com uma composição química muito mais avançada. Tudo isso se traduz em melhor autonomia, maior velocidade de recarga e maior prazer de dirigir. Com esta plataforma é possível fabricar desde carros compactos, passando por SUVs, superesportivos até grandes picapes.
“Nosso plano para a Chevrolet no Brasil é oferecer a mais abrangente linha de EVs do mercado, que irá complementar o atual portfólio da marca na região, que tem potencial de se tornar um polo para produção e exportação de tecnologias e de veículos elétricos, considerando as condições adequadas que temos aqui, como matéria-prima para produção de baterias, engenharia qualificada, parque industrial bem desenvolvido e grande mercado consumidor em potencial. Outra parte importante desta transição até um futuro zero emissão é tornar cada vez mais sustentáveis e eficientes nossos veículos a combustão”, completa Chamorro.
O segmento dos veículos puramente elétricos ou zero emissão é o que mais cresce no mundo, devido principalmente à popularização da tecnologia, aos avanços em infraestrutura de recarga e a políticas públicas de estímulos à sustentabilidade. A expectativa é que o ritmo acelere ainda mais conforme a ampliação de tipos de modelos à disposição do consumidor. Os maiores centros produtores e exportadores de automóveis são os que mais rápido estão adotando os EVs, com destaque para a China, Europa e Estados Unidos. Tanto que em 2022 quase 10% das vendas globais de veículos de passeio já foram de elétricos, ante 8,3% no ano anterior, de acordo com a consultoria EV Volume. (Mecânica Online)