Motor 1/Autocar India
O Volkswagen Tiguan está em uma situação bem curiosa. A versão de cinco lugares está perto de mudar de geração na Europa, enquanto a variante Allspace com 7 assentos foi lançada bem depois na América do Norte. Já existiam rumores de que o SUV poderia sofrer mudanças para abrir espaço para um novo modelo, que seria o chinês Tayron. Agora surgem informações de que o utilitário asiático acabará substituindo o Tiguan Allspace como a opção de 7 lugares.
De acordo com a revista Autocar India, a nova estratégia da Volkswagen seria aposentar o Tiguan nas variantes com o entre-eixos alongado, tanto a configuração L de 5 lugares quanto o Allspace de 7 assentos. A lacuna seria preenchida pelo Tayron, SUV desenvolvido pela marca em parceria com a chinesa FAW, ficando posicionado acima a nova geração do Tiguan e o Touareg reestilizado. A publicação fala de uma produção na Alemanha a partir do ano que vem, mas existem informações de que pode ser feito também no México.
Volkswagen Tayron 2020
As informações da Autocar India confirmam o que o site Automotive News Europe publicou em 2020, baseado em documentos internos, que diziam que o SUV iria “se orientar pelo Tayron atualmente produzido na China” e que seria feito em Wolfsburg (Alemanha) em 2024. A decisão teria sido tomada para parar de importar o Tiguan Allsace do México. Porém, em outubro passado, a Volkswagen anunciou um aporte de US$ 763,5 milhões na fábrica em Puebla e, de acordo com a mídia local, o investimento seria para modernizar o complexo e adicionar um quarto modelo nas linhas de montagem, que seria o Tayron X, abastecendo todo o continente americano.
O Tayron nasceu como parte da estratégia que as fabricantes chinesas adotam nas joint ventures com outras empresas. A Volkswagen oferecer o Tiguan no país por outra joint venture com a SAIC, então a FAW alterou o modelo para dar um novo visual e nome, criando o Tayron. Mede 4,62 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,66 de altura e 2,73 m de entre-eixos, o que faz com que fique bem próximo dos 4,70 m do Tiguan Allspace. No entanto, o plano seria para uma nova geração do Tayron, então existe a chance de que fique maior do que o atual para receber a terceira fileira de assentos.
Este plano estaria pronto, pois a informação é que a produção na Alemanha começaria já em 2024, enquanto a nova geração do Tiguan será apresentada ainda em 2023, possivelmente sem a variante Allspace. Para ajudar, Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, citou o Tayron quando falou dos últimos carros com motores a combustão que seriam lançados pela marca até 2030. (Motor 1/Autocar India/Nicolas Tavares)