Executivo da Fiat confirma projeto secreto F1H para o Brasil

Portal Terra 

 

O carro secreto da Fiat para o Brasil já tem codinome: F1H. A confirmação foi dada por um alto executivo de compras da Stellantis ao site Automotive Business, que publicou seu nome e depois o tirou da reportagem, deixando apenas “fonte”. Nós sabemos o nome, mas preferimos não divulgar em respeito à fonte do AB.

 

O novo carro da Fiat usará a moderna arquitetura CMP (Common Modular Platform) do Peugeot 208 e do Citroën C3. “Nós herdamos essa plataforma para desenvolver um produto local a ser fabricado em Betim”, afirmou a fonte ao jornalista Bruno de Oliveira.

 

Desde que as antigas FCA e PSA se uniram, formando a Stellantis, a Fiat deixou de investir nas plataformas MP1 (Argo) e Economy (Mobi). Diante disso, é possível que o Argo e o Mobi saiam de linha. Mas qual será o carro que vem no lugar? Uma das possibilidade é que seja mesmo o Novo Uno, como já vínhamos noticiando.

 

Na Europa, o CEO global da Fiat, Olivier François, disse que a marca italiana terá um modelo compacto baseado no conceito Fiat Centoventi (que é o Panda elétrico). No Brasil, o nome Panda nunca foi utilizado e sim o nome Uno.

 

“Agora entramos em um novo mundo, finalmente, podemos realizar nossos sonhos”, disse François quando obteve a chance de usar a plataforma CMP da Peugeot-Citroën, em 2020. “Nos próximos cinco anos, vamos lançar um novo carro por ano por região – e globalmente podemos criar carros que são comuns em todo o mundo, algo com o qual lutamos no passado.”

 

Disse mais sobre o futuro da Fiat: “Haverá um grande retorno no segmento B e nos crossovers. Voltamos aos segmentos mais relevantes. No momento só temos o 500X. Meu objetivo é ter três.” O segmento B é o de carros compactos. Para o Brasil, além do Uno, a Fiat tem a possibilidade de usar os nomes Tipo, Punto, Uno e até Corsa.

 

O Fiat Tipo ainda é vendido na Itália, mas não deixou boa imagem no Brasil. O Fiat Punto deixou saudades, mas a mídia europeia descarta sua reutilização. O nome Uno vinha bem no Brasil e a própria Fiat o matou ao lançar o Mobi. Quanto ao Corsa, fez sucesso nos anos 90 como Chevrolet, mas hoje pertence à Opel, uma das marcas da Stellantis.

 

Porém, não faz sentido usar o nome Corsa num Fiat, que tem a história do Uno, por isso essa hipótese deve ser descartada. Mas ele pode voltar como SUV baseado no Opel Mokka europeu. Há ainda a possibilidade de o novo carro do projeto secreto F1H ser a segunda geração do Argo. Quando foi lançado, o Fiat Mobi usava o codinome F1X. (Portal Terra/Sergio Quintanilha)