AutoIndústria
Para o lançamento da nova geração da Ranger na América Latina, a Ford investiu US$ 600 milhões no projeto, boa parte deles aplicada no aprimoramento da fábrica de Pacheco, na Argentina, casa da picape na região. O investimento remodelou a unidade, com processos da Indústria 4.0, aumento de automação e de sua capacidade instalada em 70%, agora para 110 mil unidades/ano.
De acordo com Martin Galdeano, presidente da Ford Argentina, o aporte colocou a fábrica no mesmo patamar das modernas unidades fabris da marca no mundo, “não só não só em termos de qualidade e eficiência, mas também de ergonomia para os operadores. A sustentabilidade também foi prioridade com utilização de energia 100% renovável”, resumiu me nota.
Em área de 1 milhão de m², Pacheco agora tem uma operação digital, com informações de todo o processo em tempo real. A linha de montagem final ficou duas vezes e meia maior e com 2 quilômetros de novos transportadores aéreos automáticos, autônomos, conectados e controlados sem fio.
A área de estamparia recebeu uma nova linha de prensas quatro vezes mais rápida e com capacidade de até 2,5 mil toneladas, enquanto as anteriores chegavam a 1,2 mil t. No setor de carrocerias chegaram 318 novos robôs, responsáveis por 95% dos pontos de solda, e na pintura, um novo armazém inteligente de sequenciamento de cabines tem conexão com os fornecedores just in time da Ford.
Segundo a Ford também ergonomia, segurança e saúde dos operadores receberam atenção. Foram instalados manipuladores e braços com gravidade zero para a movimentação de peças grandes e climatização inteligente. Os times ainda receberam mais de 40 mil horas de treinamento para trabalhar com os novos sistemas.
Os testes de produção já começaram para o lançamento da picape, previsto para o segmento semestre. (AutoIndústria)