AutoIndústria
Balanço do desempenho de consórcios consolidado pela Abac, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, o primeiro trimestre do ano encerrou com crescimento de 14,5% nas vendas de novas cotas no segmento automotor, para 789,6 mil ante 689,5 mil vendidas no mesmo período do ano passado.
Com o aumento de participantes, o crédito comercializado nos três primeiros meses somou R$ 39,3 bilhões, valor 25,4% superior ao negociado um ano antes, quando acumulou R$ 31,4 bilhões.
No primeiro trimestre, foram registradas 347,5 mil contemplações, alta de 10,7% em relação aos três primeiros meses de 2022. Com resultado, o volume de crédito potencialmente injetado na ponta do mercado chegou a R$ 14,6 bilhões, expansão de 22,6% sobre os R$ 11,9 bilhões concedidos há um ano.
Em março, o sistema de consórcio de veículo somou 7,56 milhões de participantes ativos, dos quais 55,8% em grupos de veículos leves, 35,5 nos de motocicletas e 8,9% nos de pesados, o inclui caminhões, ônibus e máquinas.
Por categorias, as vendas novas cotas para veículos leves cresceram 11,9% no primeiro trimestre, para 393,7 mil, o que correspondem a um crédito negociado de R$ 22,7 bilhões, alta de 26% sobre R$ 18 bilhões comercializados nos três primeiros meses de 2022. No período, foram liberados R$ 8,8 bilhões em crédito para 153,1 mil contemplados, expansões de 26% e 11,4%, respectivamente.
No segmento de duas rodas, as adesões ao sistema avançaram 14,3% no primeiro trimestre com 324,9 mil novas cotas, correspondendo a R$ 5,73 bilhões em crédito, alta de 29,1%. Mais de 177,4 mil consorciados tiveram oportunidade de compra, o que pode ter representado R$ 3,13 bilhões despejados no mercado, valor 23,2% maior na comparação com o registrado nos três primeiros meses do ano passado, de R$ 2,5 bilhões.
Em veículos pesados, as novas cotas registraram expansão de 32,7%, com 70,9 mil adesões, o que equivalente a R$ 10,9 bilhões em crédito, 22% a mais. As 17,15 mil contemplações acumuladas no trimestre, corresponderam a potencial de compra de 41,6% do mercado interno, que totalizou 27,44 mil unidades vendidas, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O percentual equivaleu a quase um caminhão a cada dois comercializados no país. (AutoIndústria)