Truck & Bus Builder América do Sul
O Iveco Group inaugurou no dia 18 de abril uma fábrica em Foggia, na Itália, dedicada à produção de ônibus de alta tecnologia com propulsão de zero e baixas emissões, movidos a eletricidade de bateria e metano/biometano. A nova fábrica foi projetada para reduzir o consumo de energia e adotar a reciclagem, utilizando materiais de construção de alto desempenho, iluminação LED inteligente e a reutilização de águas pluviais.
Importantes personalidades participaram do evento, entre os quais, Adolfo Urso, ministro dos Negócios e do Made in Italy, e Michele Emiliano, presidente da região de Puglia. O ministro do Meio Ambiente e Segurança Energética, Gilberto Pichetto Fratin, enviou uma mensagem por vídeo cumprimentando os diretores da empresa e realçando a importância da iniciativa para a região e para o país.
O Iveco Group informou que a nova unidade industrial empregará 100 pessoas altamente especializadas para trabalhar em linhas equipadas com as tecnologias mais avançadas da Indústria 4.0 e que o volume de produção será de 1.000 unidades anuais de ônibus de alta tecnologia com propulsão zero emissão (elétricos a bateria e a hidrogênio) e propulsão de baixa emissão (movidos a metano/biometano, combustíveis tradicionais e biocombustíveis).
A fábrica tem zero emissão líquida de CO2 e que toda a energia necessária para a produção é proveniente de fontes renováveis, incluindo mais de 1.000 painéis fotovoltaicos que produzem 640 MWh por ano. O projeto está voltado à redução do consumo de energia e à reciclagem, utilizando materiais de construção de alto desempenho, iluminação LED inteligente e reutilização de águas pluviais.
O Iveco Group já está presente em Foggia com uma unidade da FPT Industrial, que produz motores industriais e tem 1.600 funcionários, tornando-a em um dos maiores estabelecimentos industriais de Puglia. O investimento na nova fábrica de aproximadamente 40 milhões de euros, que será compensado parcialmente com fundos do PNRR (Plano Nacional de Retomada e Resiliência), é estratégico e coloca em prática dois fundamentos do PNRR: “Revolução verde e transição ecológica” e “infraestrutura para a mobilidade sustentável”.
A inauguração da nova fábrica ocorreu apenas oito meses após o início das obras e menos de um ano depois que a IVECO BUS anunciou o plano de voltar a produzir ônibus na Itália. Pelo projeto de valorização sustentável da cadeia italiana de suprimentos de ônibus, a IVECO BUS contribui para o processo de transição energética e ecológica do transporte público na Itália, além de garantir a compra de novas tecnologias para o país.
Além de Foggia, o projeto envolve outros locais e fornecedores do Iveco Group como as atividades de pesquisa e desenvolvimento relacionadas à produção de propulsões e baterias zero emissão realizadas em Turim, na fábrica FPT Industrial (marca do grupo dedicada à tecnologia de trens de força).
A finalização da produção de ônibus que acontecerá na nova fábrica de Foggia utilizará componentes fornecidos pela cadeia italiana de suprimentos, desde bancos até sistemas de tecnologia da informação.
Gerrit Marx, diretor-executivo do Iveco Group, declarou que a nova fábrica em Foggia representa um importante investimento para o Iveco Group, totalmente alinhado à estratégia de manter e fortalecer a presença em centros de excelência italianos, como é o caso da histórica da unidade de motores em Foggia.
O executivo acrescentou que o evento provocou forte orgulho por consolidar a volta da produção de ônibus à Itália como forma de abastecer o transporte público com os veículos mais tecnologicamente avançados e ambientalmente sustentáveis. (Truck & Bus Builder América do Sul)