Frota & Cia
A Scania participa, nesta semana (18 a 20 de abril), em Foz do Iguaçu (PR), do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, voltado para stakeholders, empresas e instituições debaterem e mostrarem as tendências do setor para negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.
A fabricante de caminhões e ônibus marcará presença já no 1º painel do Fórum, “Mercado de biogás e biometano do Sul do Brasil”, no qual o diretor de Relações Institucionais da Scania, Gustavo Bonini, será um dos debatedores e apresentará dados sobre o avanço do setor de biogás e biometano no Brasil e falará sobre oportunidades e desafios.
“A Scania acredita e aposta no biometano como uma das tecnologias para a descarbonização do setor de transporte e logística. A iniciativa privada já está se adequando e é importante que os outros agentes também estejam engajados à essa urgência e estimule o mercado para atender a essa demanda. Nós estamos atuando em várias frentes para que o biometano se torne cada vez mais uma opção não apenas viável, mas real, assim como aconteceu com o etanol para os automóveis”, destaca Gustavo Bonini.
Biometano no mercado
Uma dessas frentes citadas pelo executivo diz respeito às iniciativas que a Scania tem feito para a introdução do biometano no mercado de gás natural. A primeira, com a Comgás, teve como objetivo fortalecer o uso do gás natural veicular (GNV) – e fazer ponte para o futuro do biometano – e acelerar o aumento de frota comercial pesada movida a gás natural. “Para que a transição energética ocorra é fundamental o desenvolvimento de infraestrutura de distribuição e ampliação da rede de abastecimento”, explica o executivo.
Outra iniciativa diz respeito à descarbonização na planta da empresa. A Scania passa a utilizar 100% de biometano em sua operação industrial (em substituição ao gás natural). Somada a outras iniciativas, a empresa irá superar uma de suas metas climáticas: reduzir 75% das emissões de CO2 na planta de São Bernardo do Campo/SP até 2025.
“A abertura do mercado livre de gás possibilitou darmos esse passo, e são ações como esta que precisamos para avançar, inovar e oferecer soluções para que outras empresas também superem suas metas. Nossa expectativa é que o Programa Corredores Sustentáveis se desenvolva e o biometano se consolide como solução”, completa.
Metas
As metas climáticas de curto prazo assumidas pela Scania e aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi) são reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa de suas operações industriais e comerciais até 2025 (com base em 2015), considerando as emissões próprias (escopo 1) e as de energia adquirida (escopo 2); e reduzir em 20% as emissões de carbono equivalente na frota circulante (ônibus e caminhões produzidos pela empresa que rodam nas mãos de terceiros), com foco no escopo 3 (emissões indiretas). (Frota & Cia/Victor Fagarassi)