Mercedes-Benz lança campanha contra assédio com o lema “Coletivo de Respeito”

Frota & Cia  

 

A Mercedes-Benz do Brasil fez o lançamento, nesta última segunda-feira, 17, da campanha “Coletivo de Respeito” para sensibilizar a sociedade para uma mudança efetiva na realidade das mulheres no dia a dia dos transportes coletivos, especialmente nos ônibus. O diferencial do projeto “Coletivo de Respeito” que faz parte do movimento “A voz Delas” em ônibus, da Mercedes-Benz do Brasil, que deverá ter início nesta semana, está na exposição de um QR Code, à vista nos ônibus, e nos adesivos alertando sobre o problema do assédio sexual.

 

A advogada especialista em Direitos das Mulheres e Promotora de Justiça, Gabriela Manssur, idealizadora do “Projeto Justiceiras”, um dos parceiros da Mercedes-Benz no projeto, chamou a atenção para as consequências da violência contra a mulher na sociedade brasileira atual. “E a corrupção no Brasil não é mais importante do que a violência contra a mulher. Sabe quanto custa uma mulher no Brasil vítima de violência por mês para o estado? R$ 6 mil. E nós tivemos no ano passado 22 milhões de mulheres vítimas de violência. Veja o quanto deixamos de aplicar em outras coisas, como educação, saúde, segurança…para atender a mulher em situações de violência que não vão trazer a mulher de volta”, afirma.

 

O QR Code, que poderá ser acionado nos próprios coletivos, vai direcionar a mulher, vítima de assédio, diretamente para o canal do “Projeto Justiceiras”.

 

Manssur observa que cada mulher que sofre violência carrega um trauma e isso acaba trazendo uma questão social por passar de geração para geração. “E isso gera sofrimento, falta de auto-estima…a filha acaba sendo vítima e o filho acaba se tornando agressor. Então precisa-se cortar o mal pela raiz, por meio da educação, comprometimento da iniciativa privada e também do poder público”, apregoa a promotora de Justiça.

 

Toda a gestão do canal de denúncia e dos acolhimentos será realizada pelas voluntárias do Projeto “Justiceiras”, que prestará atendimento online multidisciplinar nos âmbitos jurídico, médico, psicológico e socioassistencial. O Projeto Justiceiras já atendeu 13,5 mil mulheres em três anos de atuação e conta com cerca de 15.000 mulheres voluntárias cadastradas

 

A campanha também vai contar com o suporte de 22 líderes de todas as diretorias da Mercedes-Benz do Brasil, que vão  responder pelas ações do Coletivo de Respeito. O projeto ganhou suporte do banco de fomento alemão DEG que entrou com a verba de R$ 1,8 milhão do banco de fomento alemão DEG, além de e doações de parceiros. “Ao ajudar a passageira, também estamos cuidando do ônibus e, consequentemente, do nosso negócio, mas principalmente visamos a redução dos índices de assédio no transporte público”, ressalta Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina.

 

Ela observa que hoje uma solução muito fácil para vítimas de violência está na utilização do QR Code do celular para obter atendimento.

 

Segundo a executiva, o projeto Coletivo de Respeito depois que um mapeamento indicou “algumas dores da sociedade e o assédio no transporte público é uma delas”.

 

Estão previstas doações também de cerca de R$ 300 mil de parceiros, entre eles: Assobens, Basf, Fabus, Mirow, NTU, Rödl & Partner e T-Systems. A campanha também conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo). (Frota & Cia/Rosa M. Symanski)