Primeiras unidades da Ford Maverick Hybrid desembarcam no Brasil

Coisas de Agora

 

As primeiras unidades da Maverick Hybrid desembarcaram esta semana no Porto de Vitória, no Espírito Santo, mostrando que ela está perto da estreia para se tornar a primeira picape híbrida do Brasil. A Ford informou que estas unidades serão usadas na preparação para o lançamento, no primeiro semestre, em ações de demonstração e treinamento.

 

A Maverick Hybrid é um dos dez lançamentos programados pela Ford em 2023. Ela faz parte do programa de eletrificação que é um dos pilares do modelo de negócios da marca na região e no mundo. A principal novidade da picape é o trem de força híbrido composto por um motor 2.5 Atkinson a gasolina e um motor elétrico, com autonomia de mais de 800 km. O sistema de freio regenerativo é uma das tecnologias que contribuem para esse excepcional desempenho.

 

Um dos veículos mais premiados de 2022, a Ford Maverick tem uma proposta diferenciada que combina a robustez e versatilidade das picapes com o padrão de conforto de um SUV. A nova versão híbrida aumenta ainda mais os seus atrativos como veículo de uso urbano, com torque instantâneo, rodar confortável e silencioso e baixa emissão de carbono. Com esses atributos, ela se torna uma opção inclusive para as picapes a diesel.

 

A Maverick Hybrid foi desenvolvida para atender os rigorosos padrões de qualidade, robustez e durabilidade das picapes Ford e é uma legítima representante da família Raça Forte. Foi testada nas condições mais extremas e também teve seu desempenho validado no Brasil, pela engenharia local. Entre outras tecnologias, ela virá com modem de conectividade de série, que permite uma interação total com o veículo pelo aplicativo FordPass. (Coisas de Agora)

 

 

 

Nova picape Ram rival da Hilux é anunciada como maior lançamento do ano

 

Motor 1

 

O lançamento da inédita Ram nacional de porte médio está cada vez mais próximo. Além de estar perdendo camuflagens nos flagras mais recentes, a novidade já tem um site dedicado na página oficial da marca no Brasil, onde a empresa a está tratando “o maior lançamento do ano” do que, ironicamente, será a menor picape da linha.

 

Em um novo teaser, a inédita picape de porte médio da Ram aparece em vídeo divulgado nas redes sociais da marca. Além de mensagens sobre trabalho no campo, as imagens mostram um pouco do interior da nova picape, que pode se chamar 1200, Dakota ou Rampage. Fica visível um volante com acabamento de madeira e comandos por botões similares aos encontrados na Ram 1500 Classic.

 

As saídas de ar laterais também estão mais próximas dos modelos Ram do que as vistas na Fiat Toro e no Jeep Commander, com quem compartilhará a plataforma Small Wide 4×4. A Ram também será fabricada em Goiana (PE). Entre os poucos detalhes internos que apareceram, vê-se saídas de ar nas laterais similares às da linha 1500, enquanto o painel de instrumentos é claramente analógico.

 

Por fora, mostra-se um pouco da grade frontal também, que será totalmente cromada e indicando a chegada de uma versão Limited para a nova Ram média que rivalizará com a Toyota Hilux. Os detalhes da peça não são vistos em mais nenhum produto da marca no Brasil, confirmando se tratar do inédito modelo nacional.

 

Ainda se mostra um pouco da lateral, com proeminente emblema “RAM” escurecido. Isso também pode indicar o lançamento de uma versão Night Edition, estratégia que a marca usa desde a apresentação da 2500 oferecendo uma versão completa, mas com acabamentos mais escurecidos do que nas versões cromadas tradicionais. O pouco que se vê da traseira indica a possibilidade de a picape ter itens como monitor de ponto cego.

 

O que mais sabemos da Ram nacional?

 

Flagras anteriores mostram que a nova picape média da marca terá uma suspensão independente com molas helicoidais, algo compartilhado com a picape da Fiat, possivelmente mudando a calibração. Também contará com freios a disco nas quatro rodas, algo que nem todas as rivais da categoria

 

Porém, a Stellantis fez um bom trabalhando ao adaptar a Small Wide 4×4, pois o resultado lembra bem mais os produtos da Ram do que os produzidos pelas demais marcas do grupo com a mesma plataforma. Isso ainda inclui itens como o formato da grade frontal, o recorte do tampão traseiro e, em menor proporção, o formado dos paralamas alargados.

 

É especulado que o lançamento dessa nova picape da Ram aconteça ainda neste segundo trimestre. Quanto aos preços, sabendo que ela será posicionada abaixo da 1500 Classic, terá que custar menos que os R$ 349.990 cobrados pelo modelo maior. Tudo dependerá ser a Ram quer ter volume e se não se importará em canibralizar a futura Fiat Landtrek, outra picape média que estreará também este ano. Suas rivais, como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger têm preços na casa dos R$ 250 mil nas versões mais baratas de cabine dupla.

 

Para diferenciar-se no segmento das picapes médias, a fabricante apostará em um pacote tecnológico bem completo. Espera-se itens como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, painel de instrumentos digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e outros. (Motor 1/Thiago Moreno)