Estradão
Quando se fala de marcas de caminhões norte-americanas, logo vem à mente Freightliner, International, Kenworth, Mack, Peterbilt e Western Star, por exemplo. Mas a sueca Volvo Trucks também vem tendo uma trajetória de sucesso nos EUA. Afinal, é um das que mais fatura por lá. Para mostrar sua capacidade tecnológica, bem como versatilidade, a empresa desenvolveu uma picape baseada em um caminhão.
Segundo a Volvo, o modelo foi construído a partir de um VHD 430. Ou seja, um caminhão direcionado as operações off road, como construção civil e transporte de toras de madeira, por exemplo.
Picape Truck VHD
Entretanto, vale dizer que a picape manteve o chassi do VHD. Segundo informações da área de engenharia da Volvo nos EUA, esse foi o maior desafio. Como resultado, o time criou uma cabine que pode levar apenas cinco ocupantes. Porém, as dimensões são bem avantajadas.
A super picape de quatro portas tem motor Volvo de seis-cilindros em linha e 13 litros. Conforme dados da marca, a potência é de 500 cv. Além disso, a transmissão é automatizada I-Shift de 12 velocidades. Porém, a caixa recebeu calibração adequada para garantir boas respostas à picape.
Trata-se do mesmo trem de força do Volvo FH 500. Aliás, a tração é integral. Com 3,35 metros de altura, a cabine supera de longe a de picapes convencionais. Para comparação, a da RAM 2500, por exemplo, tem 2,03 m. Além disso, o modelo da Volvo recebeu caçamba vinda da Chevrolet Silverado 3500.
Os pneus são da Bridgestone com medida 445/65 R22.5. Portanto, bem largos para suportar o peso.
Projetada e construída pelos engenheiros da fábrica da Volvo em Dublin, no Estado da Virgínia, a picape da Volvo ganhou fama pelo exemplo de inovação. Tanto que o modelo virou uma das atrações da planta. Atualmente, o modelo pode ser visto no museu da marca. Além disso, participa de eventos de veículos em várias partes dos EUA. (Estradão/Andrea Ramos)