Motor Mais
Após o sucesso do lançamento da nova geração do Range Rover Sport no País, a Land Rover traz ao mercado mais uma opção de motorização para o modelo. Altamente tecnológica, a motorização PHEV de 510cv passa a ser oferecida na linha Range Rover Sport a partir deste mês de abril, somando-se a opção Diesel MHEV de 350cv. A versão BEV, totalmente elétrica, está programada para chegar até o final de 2024. A chegada da motorização PHEV reforça a estratégia de eletrificação da marca Jaguar Land Rover para o país e o compromisso com a sustentabilidade e inovação.
“A nova geração do Range Rover Sport é a redefinição definitiva do luxo esportivo, agora com mais uma opção de motorização ainda mais tecnológica e sustentável. Tivemos uma ótima procura pelo veículo desde sua apresentação em outubro e temos certeza de que esta novidade dará ainda mais força para que o Range Rover Sport se estabeleça entre os principais veículos do segmento de luxo” diz Paulo Manzano, diretor de marketing da Land Rover.
Moderno, poderoso e sustentável
O novo motor PHEV foi projetado para atender às demandas dos motoristas que procuram uma condução eficiente, sustentável e de alto desempenho. O veículo pode rodar mais de 100km no modo totalmente elétrico, com índice de emissões zero. Ele combina perfeitamente o motor a gasolina Ingenium de seis cilindros de 3,0 litros da Land Rover com um potente motor elétrico de 105kW e bateria de 38,2kWh, produzindo uma potência total de 510cv.
O Range Rover Sport PHEV é capaz de atingir de 0-100 km/h em apenas 5,4 segundos, uma autonomia de condução elétrica de até 113 km (70 milhas) e uma autonomia esperada no mundo real de 88 km (54 milhas) – o suficiente para a maioria dos proprietários completar até 75% das viagens com energia elétrica – e emissões de CO2 de apenas 18g / km. Para viagens mais longas, a motorização híbrida plug-in fornece 740 km (460 milhas) combinados de autonomia a gasolina e elétrica.
Com a chegada da nova motorização PHEV, o Novo Range Rover Sport passa a oferecer uma das mais completas famílias de motores do segmento. O veículo foi apresentado em outubro também com a opção MHEV Diesel de seis cilindros.
Design moderno e esportivo
O Novo Range Rover Sport foi criado para redefinir o conceito de luxo esportivo, combinando desempenho assertivo e instintivo na estrada com refinamento já característicos de um Range Rover. O modelo de terceira geração é o mais desejável, avançado e dinamicamente capaz até agora, apresentando um novo grau de sofisticação progressiva de design e conveniência conectada.
Em seu exterior, o Novo Range Rover Sport chega com uma nova postura dinâmica e um perfil instantaneamente reconhecível e perfeitamente acentuado por detalhes furtivos e proporções musculares – dando a impressão de que o veículo está sempre pronto. Suas proporções dramáticas acentuam o caráter característico do Range Rover Sport, com saliências curtas e vidros íngremes na frente e atrás. Estes elementos proporcionam uma forte e imponente presença na estrada, que comunica poder e desempenho.
O exterior do veículo também é rico em detalhes e acabamentos requintados, como uma grade frontal marcante e unidades de iluminação LED digital, que criam uma assinatura distinta de Luz de Corrida Diurna (DRL). O design atraente dos faróis destaca-se acima do para-choque, que cria uma maior largura visual ao veículo, reforçada por detalhes em preto.
Todos estes elementos de design perfeitamente aprimorados são ecoados na parte traseira. As novas lanternas unificadas com a assinatura Range Rover reforçam a silhueta robusta do veículo com requinte e apelo dinâmico. As luzes de led nas lanternas do veículo fornecem um olhar nítido e contemporâneo à noite que é vívido e consistente quando visto de qualquer ângulo.
O Novo Range Rover Sport traz uma tecnologia de design de ponta com vidros rentes a carroceria com um acabamento impecável, tornando quase uma peça única. As tecnologias de produção de última geração do veículo também contribuem para um excelente desempenho aerodinâmico, reduzindo o coeficiente de arrasto do SUV.
Interior moderno e conectado
O design reducionista do Novo Range Rover Sport estende-se ao seu novo interior, que apresenta as mais recentes tecnologias e os melhores materiais, gerando equilíbrio, elegância e desejo. A cabine é semelhante a um cockpit, dando ao motorista uma experiência dinâmica de condução e proporcionando excelente visibilidade. Além disso, a disposição e o fácil acesso as tecnologias intuitivas do veículo integram o motorista dando controle total com segurança e praticidade.
Os materiais inovadores e sustentáveis estão presentes em toda a cabine, com novas combinações de cores que se estendem ao painel e portas. Estes materiais combinam perfeitamente com os novos acabamentos interiores na cor Moonlight Chrome, enquanto elementos como os alto-falantes Meridian integrados discretamente nas portas traseiras contribuem para a estética limpa, nítida e moderna.
O Novo Range Rover Sport faz de cada viagem um evento. Entre os itens de luxo e conforto do veículo estão bancos dianteiros de memória elétrica ajustáveis, aquecidos e ventilados de 22 vias nas versões Autobiography e First edition com função de massagem e apoios de cabeça elétricos. O avançado sistema de purificação de ar (opcional) mantém o ambiente perfeito para a condução. Ele combina a filtragem de partículas e a tecnologia nanoeTM X para reduzir significativamente odores, bactérias e alérgenos, incluindo o vírus SARS-CoV-24. Um segundo dispositivo nanoeTM X está instalado na segunda fileira para fornecer qualidade de ar consistente em toda a cabine. Uma função avançada de gerenciamento de CO2 permite que os proprietários purifiquem a cabine antes de uma viagem, ou enquanto estiverem dirigindo – garantindo o melhor bem-estar para todos os ocupantes.
O Novo Range Rover Sport também oferece o sistema de som Meridian Signature Sound System (opcional), o mais avançado e poderoso já instalado em um Range Rover Sport. Ele entrega uma experiência sonora envolvente utilizando 29 alto-falantes, um novo subwoofer e até 1.430W de potência do amplificador. Além disso, o sistema Active Noise de cancelamento reduz o efeito do ruído das estradas e dos pneus possibilitando o condutor desfrutar do som esportivo do motor.
Condução dinâmica e versátil
O Novo Range Rover Sport introduz tecnologias de chassi mais avançadas de toda sua geração, resultando em uma condução dinâmica evolvente e extremamente capaz. A rigidez e a força inerentes à arquitetura flexível de metal misto (MLA-Flex) – que proporciona rigidez torcional até 35% maior que o Range Rover Sport anterior – estabelece as bases para essa tecnologia. Ele trabalha harmoniosamente com um conjunto de sistemas regidos pelo sistema integrado de controle de chassis – todos especialmente sintonizados e calibrados para o Novo Range Rover Sport.
O sistema New Dynamic Response Pro trabalha lado a lado com a última geração Dynamic Air Suspension, que introduz o sistema de molas de ar pela primeira vez. O Dynamic Response Pro fornece o controle final de rodagem através de um sistema eletrônico de 48 volts active roll control, capaz de aplicar até 1.400Nm de torque em cada eixo, para uma experiência de condução inspiradora, dando mais confiança e estabilidade nas curvas.
A suspensão a ar dinâmica é de série em toda a linha Range Rover Sport e o sistema inteligente oferece o conforto e o dinamismo esperado de um Range Rover. Para otimizar as respostas, o veículo monitora a estrada à frente usando dados de navegação eHorizon para antecipar as curvas. A tecnologia Adaptive Dynamics 2 contribui para a capacidade dinâmica controlando continuamente os amortecedores ativos da válvula dupla para reduzir os movimentos indesejados da carroceria. Ele monitora fatores externos até 500 vezes por segundo para oferecer as respostas perfeitas e, em harmonia com as outras tecnologias de chassi, oferecendo a dinâmica de condução mais precisa e composta de qualquer Range Rover Sport.
Todos os novos modelos Range Rover Sport são equipados com uma transmissão automática ZF de oito velocidades e Tração Integral Inteligente, que intuitivamente antecipa onde a tração é necessária, engajando-se eficientemente para proporcionar o progresso mais eficaz em todas as condições, ao mesmo tempo em que otimiza a eficiência.
Aprimorando o desempenho off-road está o mais recente sistema Terrain Response 2® da Land Rover, que aplica de forma inteligente as configurações mais apropriadas para os tipos de terreno. O Novo Controle de Cruzeiro Off-Road Adaptativo faz sua estreia no Novo Range Rover Sport e ajuda os motoristas a avançar em terrenos desafiadores, mantendo o progresso constante de acordo com as condições do solo. Os motoristas podem selecionar uma das quatro configurações disponíveis e o sistema ajusta inteligentemente a velocidade de acordo, permitindo que o motorista se concentre na direção.
O Novo Range Rover Sport também oferece como opcional o inovador sistema de esterçamento das quatro rodas, que auxilia o motorista em manobras realizadas em curvas mais sinuosas.
Tecnologia perfeita
A poderosa arquitetura de veículos elétricos (EVA 2.0) da Land Rover fornece suporte para todo o ecossistema de tecnologias conectadas do veículo, incluindo o Software Over The Air (SOTA), que fornece atualizações remotas para 63 módulos eletrônicos, garantindo que o Novo Range Rover Sport permaneça na vanguarda da inovação, tecnologia moderna e serviços ao longo de sua vida.
O sistema de infoentretenimento Pivi Pro que equipa a linha Range Rover Sport comanda a belíssima tela flutuante de alta resolução sensível ao toque de 13,1 polegadas posicionada no centro do painel. O sistema controla desde navegação até configurações de mídia, aprendendo os hábitos do usuário e personalizando de maneira inteligente a experiência a bordo.
O Pivi Pro possui uma interface fácil de usar com uma tela inicial que pode ser personalizada para incluir funções mais usadas, enquanto a maioria dos recursos são acessados em apenas dois toques da tela principal. O feedback háptico melhora o sistema, fornecendo feedback positivo e reduzindo a necessidade de o motorista tirar os olhos da estrada para confirmar sua seleção. A tela Pivi Pro é complementada por uma tela interativa de 13,7 polegadas no painel do motorista, com gráficos de alta resolução que ecoam o sistema Pivi principal e um layout reconfigurável para que os motoristas possam ver as informações mais importantes para eles.
O sistema Apple CarPlay® e Android Auto™ são de série em todas as versões, aliados ao carregador de dispositivo sem fio de 15W, sob a tela Pivi, sem a necessidade de fios. Todos os modelos são equipados com sistema de frenagem de emergência, câmera surround 3D, incluindo sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Wade Sensing, ClearSight Ground View e Luzes de Manobra – Controle de Cruzeiro Adaptativo, Monitor de Condição do Motorista, Lane Keep Assist e Reconhecimento de Sinais de Tráfego.
Preço e data de lançamento
As primeiras unidades do Novo Range Rover Sport PHEV estão disponível em toda a rede de concessionárias da marca para reserva. O veículo está disponível em duas versões: Dynamic HSE e First Edition, com preços partindo de R$ 985.750 e podendo chegar a R$ 1.013.950.
Sobre a Jaguar Land Rover
A estratégia Reimagine da Jaguar Land Rover está proporcionando uma visão de luxo moderna e rica em sustentabilidade por meio de seu design.
A empresa está promovendo transformações em sua estrutura e posicionamento para que toda a sua cadeia de fornecimento, produtos e operações até 2039 seja carbono zero. A partir de metas aprovadas e baseadas na ciência, elaborou um roteiro para reduzir as emissões em suas próprias operações e cadeias de valor até 2030. A eletrificação é parte central para esta estratégia e, antes do final da década, as famílias Range Rover, Discovery e Defender terão, cada uma, um modelo puramente elétrico, enquanto a Jaguar será inteiramente elétrica.
De origem britânica, possui dois locais de projeto e engenharia, três instalações de fabricação de veículos, um centro de fabricação de motores e um centro de montagem de baterias no Reino Unido. Também tem fábricas de veículos na China (uma joint venture), Eslováquia, Áustria (fabricação por contrato com a Magna Steyr), Índia (fabricação por contrato com a Tata Motors Ltd) e Brasil, bem como sete centros de tecnologia em todo o mundo.
A fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro, foi inaugurada há mais de 6 anos, fortalecendo a presença da marca no mercado nacional. Desde então, o time da montadora vem implementando uma série de ações em prol da sustentabilidade, contando ainda com tecnologias avançadas em seu processo de fabricação e instalações com certificações em conformidade com emissões referências na América do Sul.
O local também é sede do primeiro Centro Educacional (EBPC) da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido, que fornece uma série de atividades em sala de aula para milhares de crianças de escolas locais. Esse modelo contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes no mercado de trabalho, exercitando a consciência corporativa e inspirando essas crianças a seguirem carreiras gratificantes na Jaguar Land Rover no futuro.
A Jaguar Land Rover é uma subsidiária integral da Tata Motors Limited, parte da Tata Sons. (Motor Mais)