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O aumento da produção de carros elétricos já é realidade no Brasil, assim como as soluções e ofertas para carregamento desses veículos e entre as principais vantagens estão a eficiência, além da questão ambiental, claro, porque ele é muito menos poluente.
O preço dos híbridos novos está na mesma faixa dos 100% elétricos, partem de R$ 150 mil, mas a partir de R$ 80 mil já é possível realizar o sonho do híbrido próprio e com uma grande vantagem, caso você more ou trafegue na cidade de São Paulo. “Pouca gente sabe, mas o rodízio foi criado não para melhorar o fluxo do trânsito, mas para diminuir a emissão de poluentes e por este motivo, carros híbridos e elétricos estão fora da regra”, explica Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos.
Para quem mora nas grandes cidades, o carro híbrido apresenta mais algumas vantagens. “Como a bateria do carro ainda é um pouco cara – esperamos que no futuro, alguma tecnologia consiga baratear isso – a do carro híbrido por ser menor, também é mais barata. Além disso, com ele, você tem a possibilidade de usar o motor elétrico no trânsito pesado, no dia a dia mesmo, que é quando o carro mais consome, e na estrada, com uma velocidade constante, você utiliza o motor a combustão”, continua Furtado.
Começar com um seminovo traz a grande vantagem do teste antes de entrar de cabeça em um zero km, principalmente no que diz respeito à autonomia, à manutenção e ao carregamento da bateria.
Outra boa vantagem também vem de uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo para incentivar esse tipo de veículo mais sustentável rodando pela cidade: é possível restituir parte do IPVA dos carros híbridos e elétricos e transformar esse valor em créditos para abatimento do próprio IPVA no ano seguinte ou do IPTU. A prefeitura renuncia a sua parcela e o contribuinte paga somente a parcela estadual do imposto, o que significa cerca da metade do valor total devido.
Já em estados como Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Piauí, os elétricos ou híbridos são 100% isentos do IPVA. Em outros estados, a cobrança pode ser integral ou parcial, cada um tem autonomia para definir suas regras de cobrança.
A dica básica para quem quer entrar nesse universo pelo seminovo é ver a procedência do veículo e as condições da bateria, claro. Raramente, ela precisa de substituição, dependendo da forma como o carro é utilizado e do fabricante, dura, em média, 10 anos, mas ainda assim é preciso um pouco mais de atenção. “Quando você vai comprar um seminovo, verificar o histórico de manutenção é algo muito importante e nos carros híbridos, isso se torna ainda mais sério e pode te livrar de muita dor de cabeça”, finaliza Furtado. (Motor Mais)