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A apresentação da nova geração do Nissan Sentra para o mercado brasileiro está se revelando como uma ótima iniciativa da marca. No segmento de sedãs médios, o novo Sentra já é vice-líder de vendas e o modelo importado mais comercializado da categoria desde o mês de março, quando começou a chegar às concessionárias. A tendência é de que este sucesso seja duradouro, pois o modelo da Nissan traz uma série de atributos interessantes para os consumidores em suas duas versões (Advance e Exclusive), além de uma boa relação custo-benefício.
O Sentra agora tem motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson com injeção direta de combustível, que rende 151 cavalos e 20 kgfm de torque. Ele se destaca pelo bom consumo de combustível para um modelo do seu porte, aliado à entrega de performance satisfatória, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. O câmbio automático CVT emula 8 marchas e traz aletas junto ao volante para trocas sequenciais, além dos modos Sport e Eco.
Um aspecto interessante em torno do Sentra é o fato de que o seu público-alvo inclui pessoas mais jovens do que se imagina – desde os 25 anos até 54 anos, segundo a Nissan. Além disso, as mulheres representam 40% das vendas deste sedã.
Desde a versão Advance, são itens de série: 6 airbags, 6 alto-falantes, ar-condicionado digital de 2 zonas com aquecimento dos bancos dianteiros, faróis principais e de neblina de LED, rodas de 17 polegadas com pneus 215/50, alerta de atenção do motorista, frenagem autônoma de emergência e banco do motorista com ajustes elétricos.
O Exclusive traz vários adicionais: entre eles, sistema de som premium Bose com 8 alto-falantes, partida remota do motor, teto solar elétrico, espelho interno anti-ofuscante, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, visão em 360 graus, alerta de saída de faixa com assistente de manutenção na pista, piloto automático adaptativo, comutação automática do facho dos faróis e alerta de tráfego cruzado traseiro.
No test-drive, chamou a atenção o baixo nível de ruído (em velocidade de cruzeiro, a rotação fica abaixo de 1250 rpm), o nível de conforto transmitido pela suspensão independente nas quatro rodas com controle de chassi, além da assistência bastante progressiva da direção, que torna as manobras bastante cômodas. O acabamento emprega várias superfícies macias ao toque no painel, nas portas e nos apoios de braço. A ergonomia do Sentra também foi bem planejada, com comandos à mão e vários espaços para objetos.
Sobre o autor
Júlio Max é editor-chefe do site automotivo Auto REALIDADE desde 2009 e especializado em redação textual, fotografia, gravações de vídeos e gerenciamento das mídias sociais. Também é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí e Técnico em Logística pelo Senac-PI. A Coluna do Auto REALIDADE vai ao ar nos sites Motor Mais e Lupa1. (Motor Mais)