No Chile, caminhões em baixa e ônibus crescendo

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O mercado chileno de veículos comerciais pesados fechou o primeiro trimestre com a venda acumulada de 4.056 unidades, com queda de 7,2% sobre as 4.371 unidades do mesmo período de 2022. Segundo dados da ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile) foram 3.140 caminhões, com queda de 21,0% em comparação com as 3.973 unidades vendidas no ano anterior, e 1.016 Ônibus, contra 398 veículos, com elevação de 155,3%.

 

No mês de março, foram vendidos 1.025 caminhões, 27,1% abaixo das 1.407 do mesmo mês de 2022. Em relação a fevereiro, houve crescimento de 13,38% sobre os 904 comercializados. Também foram vendidos 215 ônibus, com 32,7% de elevação sobre as 162 unidades de março do ano passado, mas 48,4% abaixo das 417 unidades de fevereiro deste ano.

 

Quatro marcas produzidas no Brasil comandam as vendas de caminhões no mercado do Chile, com liderança da Mercedes-Benz que atingiu no primeiro trimestre do ano, o total de 599 unidades, com 19,1% de participação do mercado, seguida pela Volvo, com 401 unidades e 12,8% do total de vendas; Scania, em terceiro, com 363 veículos e 11,6% e, em quarto, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 248 unidades e 7,9% do mercado.

 

A chinesa JAC dominou o segmento leve do mercado chileno de caminhões, com 65 unidades e 21,7% de participação nas vendas; a Chevrolet liderou a categoria de veículos médios, com 175 unidades e 24,4% e a Mercedes-Benz comandou o segmento pesado, com 546 unidades e 25,7% de participação.

 

O mercado de ônibus mantém-se em crescimento e, para os analistas da ANAC, os resultados estão diretamente relacionados às novas unidades incorporadas à frota de ônibus da RED, serviço modelar que atende de forma eficiente os usuários de transporte coletivo de Santiago, capital do país, responsável por 660 unidades do total de 1.016 do trimestre.

 

A Foton, que surpreendeu este ano com grande vantagem sobre os demais concorrentes, fechou o primeiro trimestre com 653 veículos e a participação de 64,3%, seguida pela Mercedes-Benz, com 77 unidades e 7,6%. A Fuso classificou-se em terceiro lugar, com 70 veículos e 6,9% e a King Long, em quarto, com 40 unidades e 3,9%. (Truck & Bus Builder América do Sul)