Renault Sandero sai de linha no Brasil, mas Stepway continua vivo

Jornal do Carro

 

Um dos modelos de maior sucesso da Renault no Brasil, o Sandero não está mais à venda no País. O hatch saiu do site brasileiro da marca francesa nos últimos dias e encerrou uma história de pouco mais de 15 anos. Seu lançamento ocorreu no fim de 2007, com parte do projeto sob os cuidados da engenharia local da montadora. Mas, apesar da despedida silenciosa, ainda não é o fim de seus derivados. Ao menos por enquanto.

 

O Stepway, versão aventureira do Sandero que agora responde pelo nome próprio, continua em linha na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Assim, é o último Sandero 0-km disponível. O modelo tem versões 1.0 manual com 82 cv (Etanol) e 1.6 com 118 cv (Etanol), está com opção de câmbios manual de cinco marchas ou automático CVT. Os preços vão de R$ 79.990 (1.0) até R$ 113.340 (1.6 CVT).

 

Mesmo figurando entre os três carros da marca mais emplacados do País nos últimos meses, o fim do Sandero abre caminho para um novo modelo. Por isso, é provável que logo o Stepway também siga pelo mesmo caminho. Assim como o Logan, cujas vendas são mínimas em comparação a outros sedãs compactos. Para o lugar do trio, a Renault prepara um novo SUV compacto. O modelo está em testes no Brasil e vai substituir o Stepway.

 

Aliás, o recente vazamento de patentes europeias revelou o visual do novo SUV. O modelo terá base no Dacia Stepway, mas com visual próprio e motor 1.0 turbo flex. Ou seja, isso explica a movimentação da Renault para renovar o seu portfólio. A marca sofre atualmente com falta de peças e componentes. Além disso, passou a priorizar veículos de maior rentabilidade, como o Duster, por exemplo. Entretanto, a tarefa de fazer cabe hoje ao subcompacto Kwid.

 

Com o foco em atualizar sua gama de produtos, a Renault vai vendendo as unidades restantes do SUV Captur. Apesar do motor 1.3 Turbo, o SUV acaba canibalizando vendas com o Duster, o que gera disputas dentro da linha e indecisão nos consumidores. Caberá ao novo Stepway pavimentar o caminho do público rumo aos SUVs compactos da marca.

 

O modelo será o primeiro da marca francesa feito sobre a plataforma modular CMF-B, que serve aos carros europeus da Renault. Esta base já prevê a eletrificação, que virá em 2025 com versões híbridas leves com motor flex. Aliás, o novo SUV terá o inédito motor 1.0 turbo flex TCe, que será feito no Paraná e chega com o modelo logo no início de 2024. Desta forma, o Stepway terá condições para competir com o Fiat Pulse, por exemplo.

 

Especulações apontam que o novo Renault Stepway não está longe do lançamento. A expectativa é de que a revelação aconteça no segundo semestre deste ano. Em seguida, a marca francesa deve iniciar as vendas na Europa. Já no Brasil, o modelo ganhará produção no fim deste ano. (Jornal do Carro/Rodrigo Tavares)