AutoIndústria
A Mercedes-Benz vai reduzir o ritmo de trabalho na linha de caminhões em São Bernardo do Campo, SP, para um turno de trabalho a partir de maio, informa o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Segundo a entidade, a empresa informou os trabalhadores de que o novo regime deve vigorar por dois a três meses e se deve à queda da produção, falta de peças e as altas taxas de juros.
Recentemente, a montadora já havia anunciado férias coletivas para 300 funcionários neste início de abril e semanas curtas de trabalho. A empresa conta com cerca de 8 mil trabalhadores, sendo aproximadamente 6 mil na produção, 2 mil deles no segundo turno.
“É urgente abrir novas modalidades de financiamento do BNDES e baixar a taxa de juros, que é a segunda maior do mundo, para a retomada do setor. Os juros altos prejudicam o crescimento, impedem a melhoria da produção e a geração de empregos, com efeitos nocivos no setor de caminhões e autopeças”, enfatiza, Aroaldo Oliveira da Silva, diretor executivo do sindicato.
Apesar de sinais de desaquecimento em função da transição da legislação ambiental da fase 7 para 8 do Proconve, o acumulado de licenciamentos de caminhões no primeiro trimestre fechou em alta de 12,4%. Se nos três primeiros meses da 2022, as vendas somaram 30,8 mil caminhões e ônibus, neste ano os emplacamentos alcançaram 34,8 mil unidades.
Segundo balanço da Fenabrave, o mercado de caminhões em março absorveu 9,3 mil unidades, alta de 19,7% em relação a fevereiro (7,8 mil), mas 7,3% menor na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando registrou 10,1 mil licenciamentos.
Procurada por AutoIndústria, a Mercedes-Benz emitiu a seguinte nota:
“No começo de 2023, a Mercedes-Benz do Brasil já previa uma queda do mercado interno de veículos comerciais em função da mudança de legislação ambiental – Proconve P8 (Euro 6). Porém, no decorrer do 1º trimestre, em razão de juros elevados e de dificuldades na concessão de financiamentos, observou-se uma demanda ainda menor do que a esperada para este ano.
Diante disso, a empresa informa que, entre 3 de abril e 2 de maio, já estão sendo concedidas férias coletivas parciais a colaboradores das fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG), além de semanas reduzidas de trabalho conforme necessidades das áreas.
Adicionalmente, a empresa está em tratativa com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC visando a adoção de turno único de trabalho na produção de caminhões por um período de 2 a 3 meses a partir de maio.
Todas essas alternativas estão sendo negociadas previamente com total transparência junto ao Sindicato dos Trabalhadores com o objetivo de buscar formas de gerenciar a queda de demanda, mantendo o nível de emprego”. (AutoIndústria)