Blog do Caminhoneiro
Neste dia 1º de abril, a Agrale confirmou a entrada em um novo segmento. A montadora gaúcha atua na produção de caminhões leves, médios e semipesados, e decidiu investir em uma nova operação, apresentando uma linha de caminhões voltados ao transporte de cargas mais pesadas para rotas de longas distâncias. Os cavalos mecânicos, inicialmente serão vendidos em versões 6×4, voltados ao transporte de cargas em composições do tipo bitrem.
De acordo com a montadora, a motorização de 13 litros vai garantir 460 cavalos de potência, com torque de 2.600 Nm. Graças ao torque superior, o caminhão obtém uma média de consumo muito alta, o que reduz significativamente o custo total de operação do veículo.
Outra vantagem do modelo é a possibilidade de compra com opções de caixa de câmbio manual e automatizada, sendo com 16 ou 12 marchas, respectivamente. Na versão manual, usa-se a famosa caixa seca, que equipava modelos Ford e International, e que não usa anéis sincronizadores. Além de uma manutenção simplificada, esse tipo de câmbio tem fama de inquebrável.
Para atender a norma Euro 6, a montadora de Caxias do Sul usa uma combinação de sistemas SCR e EGR, que usa Arla 32 e recirculação dos gases do escapamento. O consumo de Arla 32 é reduzido, por conta da combinação das duas tecnologias.
Para o caminhoneiro, o modelo oferece espaço interno amplo, o que garante facilidade na movimentação dentro da cabine. O painel virá com possibilidade de receber uma central multimídia, que vai trazer opções de entretenimento e informações sobre o veículo. Além disso recebe geladeira de gaveta e muitos espaços para armazenamento.
A cama tem 60 cm de largura e colchão de alta densidade, garantindo conforto extra nas paradas para descanso.
Outra vantagem são os retrovisores de amplo alcance, que reduzem os pontos cegos. O modelo conta até mesmo com retrovisores frontal sobre o para-brisa e lateral sobre a porta do passageiro, garantindo segurança nas manobras e ao dirigir em centros urbanos.
Grade e faróis formam um conjunto moderno na dianteira, ostentando o grande logotipo da marca logo abaixo do para-brisa. O caminhão ainda poderá receber, como opcional, carenagens laterais, defletor de ar lateral e de teto, rodas de alumínio e outros acessórios. (Blog do Caminhoneiro)