Volvo negocia as primeiras unidades de ônibus rodoviários Euro 6

AutoIndústria

 

A Volvo largou na frente com mudança da nova de legislação ambiental e antes mesmo de encerrar o primeiro trimestre do ano, a fabricante de Curitiba (PR) já conta 147 ônibus rodoviários Euro 6 negociados, em encontro com clientes nesta semana. As entregas ocorrerão ao longo de primeiro semestre.

 

A reunião se mostrou como um termômetro para a marca medir o apetite do operador. Para Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Ônibus Brasil, um conjunto de fatores deve aquecer as vendas do segmento rodoviário. “Depois de dois anos reprimido, o rodoviário voltou com força desde meados do ano passado, quando começou a pavimentar retomada que se espera a partir de agora.”

 

Arabian lista algumas oportunidades com força para impulsionar os negócios, dentre elas o encarecimento das passagens aéreas, grande número de feriados em 2023 e o crescimento dos aplicativos de vendas de passagens, um modelo de negócio que amadureceu.

 

“Ainda no passado, o segmento rodoviário se recuperou de alguma maneira com o retorno do turismo. Com isso, conseguiu ao menos quitar eventuais dívidas. Com essas condições consegue voltar às compras. Embora mais caro, há crédito disponível”, avalia o diretor comercial.

 

Segundo o executivo, no ano passado o segmento ônibus rodoviário absorveu 1,3 mil unidades, a Volvo participou com 18,2%, ou seja, 237 chassis, crescimento de 220% sobre 2021. “A estimativa que esse ano o mercado se comporte de maneira semelhante, mas com viés alta, para volume em torno de 1,4 mil.”

 

A linha de chassis rodoviários da Volo Euro 6 foram apresentados inicialmente na LatBus, em agosto de 2022. A gama é composta por configurações 4×2, 6×2 e 8×2, todas disponíveis com os motores de 13 litros com 380, 420, 460 e 510 cv.

 

“Aplicamos nos chassis Euro 6 as soluções e das tecnologias que a Volvo tem de mais avançadas, o mesmo presente nos caminhões da linha FH”, resume Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas.

 

A marca se adiantou ainda no ano passado com processos de homologações. Para os novos chassis, o cliente pode escolher entre Marcopolo, Busscar e Comil. (AutoIndústria/Décio Costa)