Voltada a veículos comerciais, Ford Pro chega ao Brasil com soluções que preveem a jornada do comprador

Frota & Cia

 

A Ford fez na quinta-feira, 23, o lançamento no Brasil da marca Ford Pro, núcleo dedicado ao negócio de veículos comerciais da montadora. A estrutura abre uma nova era na montadora pela sua natureza: criação de soluções voltadas a entender toda a jornada do consumidor. “Quem compra um veículo comercial espera rentabilidade e produtividade e melhora no resultado financeiro. Se o foco do comprador é melhorar a rentabilidade, por exemplo, precisa escolher um portfolio que dê o melhor resultado”, explica Guillermo Lastra, diretor veículos comerciais da Ford América do Sul.

 

A Ford Pro conta com uma estrutura própria de vendas e pós-vendas, engenharia, manufatura, análise de mercado, experiência do consumidor e conectividade para oferecer uma solução completa de produtos e serviços para o cliente comercial. Desta forma, atende o cliente desde o início do processo de procura de um veículo até sua revenda como usado. Atualmente, no seu portfólio, a Ford conta com os modelos Ranger e Transit.

 

No Brasil, o Ford Pro definiu 5 pilares para a sua atuação: Veículos, Eletrificação, Conectividade, Serviço e Financiamento. Essa estrutura, que vai atender inicialmente as linhas comerciais Ranger e Transit, já está presente na Europa e EUA.

 

Nas impressões do executivo, o Ford Pro surge em um momento crucial no setor automotivo em um mercado caracterizado por consumidores ávidos por veículos comerciais. “Quando se compra um veículo comercial, não se compra somente um veículo, mas um ecossistema inteiro. Que começa no momento em que se compra até vendê-lo”, afirma Lastra.

 

Veículos especiais para frotas – Como não poderia deixar de acontecer em um setor tão dinâmico e que ganhou novos contornos nos últimos tempos devido à alta demanda, a Ford Pro resolveu decidiu destinar uma área de engenharia com recursos próprios e instalações que desenvolve veículos especiais para grandes frotas ou entidades do governo. “Atualmente, é comum adquirir um veículo e adaptá-lo para destinar a algum negócio. E estamos preparados para atender esse tipo de demanda”, afirma Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

 

Para atender esse tipo de demanda, a montadora conta com um Centro de Desenvolvimento de Produtos local, em Camaçari (BA), e uma estrutura de validação no Campo de Provas de Tatuí. Isso inclui o desenvolvimento e certificação local de transformadores.

 

A For Pro, por sua vez, oferece também várias opções de financiamento para cada perfil de cliente, com condições que incluem desde taxa zero, sem entrada e em até 60 parcelas. “Há a possibilidade de incluir o pacote de manutenção Ford Protect, custos de emplacamento, IPVA e modificação, sem alterar as condições de financiamento do veículo”, explica Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto da Ford América do Sul. “Outra opção é o serviço de carro por assinatura FordGo 3 para os clientes pessoa física ou jurídica, e o programa FordGo Fleet, específico para clientes frotistas.”

 

No que diz respeito à eletrificação, os executivos citaram o exemplo do Ford E-Transit, lançado na Fenatran 2022. Segundo eles, a eletrificação é mais voltada à incorporação de veículos elétricos nas frotas, como é o caso da Ford E-Transit.

 

Conectividade

 

A conectividade tem sido um diferencial dos veículos comerciais da Ford nos últimos tempos. Integrada com a arquitetura do veículo, permite gerar relatórios com indicadores para o negócio, com o aplicativo FordPass ou o portal FordPass Pro, localizar o veículo e receber alertas que evitam paradas inesperadas, através do acompanhamento preventivo. A função permite solucionar problemas remotamente com a assistência técnica em conferência.

 

Com mais de 100 pontos de vendas e serviços, a rede de concessionárias Ford atua de forma integrada com os sistemas e depósitos de peças, através da conectividade, para dar atendimento prioritário ao cliente comercial. Os serviços pós-venda incluem também a Assistência 24 Horas com central exclusiva e ferramentas de conectividade para agilizar o atendimento. (Frota & Cia/Rosa M. Symanski)