Estradão
Os caminhões à venda no Brasil atualmente têm de atender o Proconve P8. A nova fase do programa de controle de emissões, equivalente ao Euro 6, entrou em vigor em janeiro. Assim, eles ganharam soluções que também reduziram o consumo e ampliaram a potência dos motores. Porém, nos caminhões o torque é o mais relevante. Afinal, o que importa é quanto os caminhões podem puxar, e não sua velocidade final.
Seja como for, o número de potência é algo que fascina a maioria das pessoas. Por isso, o Estradão listou os caminhões mais potentes com motores Euro 6. A lista considera a gama, e não modelos específicos. Vale lembrar que em mais de um caso, há caminhões de marcas diferentes com a mesma potência. Além disso, consideramos apenas os modelos que são feitos em série. Confira abaixo:
Scania R 500
Sem dúvida, a Scania é uma das marcas com os caminhões mais potentes à venda no Brasil. Entre eles está o R500, cujo seis-cilindros gera 500 cv de potência e 260 mkgf de torque. Na nova linha, o 13 litros traz várias atualizações e ganhou o sobrenome Super. O câmbio automatizado pode ter 12 ou 14 velocidades.
Volvo FH 500
Não tão popular quanto os irmãos de 540 cv e 460 cv, que estão entre os 10 caminhões mais vendidos do Brasil, há o Volvo FH 500. Seu motor D13 gera 500 cv a partir das 1.400 rpm. O torque, de 255 mkgf, surge às 980 rpm até 1.400 rpm. A transmissão também é a I-Shift, automatizada de 12 marchas.
Mercedes-Benz Actros 2651
Logo depois, aparece o Actros 2651. Com motor de 510 cv, representa cerca de 66% das vendas da linha Actros no Brasil. Segundo a marca, o motor Mercedes-Benz OM 460 LA, de 13 litros e seis cilindros em linha, gera potência máxima a partir das 1.600 rpm. O torque, de 244,7 mkgf, fica disponível às 1.100 rpm. O gerenciamento é feito pela caixa automatizada Powershift de 12 marchas.
DAF XF 530
Conforme a DAF, com as atualizações feitas para atender o Proconve P8 seus caminhões ficaram até 8% mais econômicos. Seja como for, o motor Paccar MX-13, de 12,9 litros e seis cilindros em linha, produz 530 cv de potência e 265,3 mkgf de torque. A transmissão é a ZF TraXon, automatizada de 12 velocidades.
Volkswagen Meteor 29-530
A linha com motor Euro 6 da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) ganhou 10 cv. Assim, o modelo mais potente, o Meteor 29.530, tem motor MAN D26 de 13 litros que gera 530 cv e 265,3 mkgf. Segundo dados da fabricante, a transmissão é a V-Tronic, da ZF, de 12 ou 16 marchas.
Mercedes-Benz Actros 2653
O Mercedes-Benz Actros 2653, com motor de 530 cv, é um dos caminhões mais potentes à venda no Brasil. O Mercedes-Benz OM 471 LA gera potência máxima a partir das 1.600 rpm, e o torque de 265,3 mkgf surge às 1.100 rpm. A transmissão, automatizada de 12 marchas, também é feita pela marca.
Iveco S-Way 540
Com a chegada dos caminhões S-Way, a Iveco subiu a régua em relação à potência de sua linha vendida no Brasil. Assim, a versão 540 tem motor de 540 cv a 1.900 rpm e torque de 250 mkgf. O 12,6 litros de seis cilindros em linha trabalha é acoplado á transmissão automatizada ZF Traxon de 12 velocidades.
Volvo FH 540
O Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil. Além disso, é um dos mais potentes. De acordo com a marca, seu motor D13, de 12,8 litros e seis cilindros em linha, gera 540 cv a partir das 1.460 rpm. Por sua vez, o torque de 265 mkgf surge às 1.000 rpm. A transmissão é a automatizada I-Shift de 12 marchas. Segundo a fabricante, o novo motor consome até 8% menos diesel que o anterior.
Scania R 560
Também com sobrenome Super, o Scania R 560, com motor DC 13, de 13 litros, é mais potente dessa nova geração à venda no Brasil. O seis-cilindros em linha gera 560 cv e 285,7 mkgf. Segundo a marca, entre as novidades há comandos sobre o cabeçote e virabrequim reforçado.
Além disso, o trem de força é 60 kg mais leve que o anterior. Isso é resultado, entre outras inovações, da transmissão G33. A caixa é automatizada de 12 ou 14 velocidades. Conforme a marca, com isso consumo de diesel é até 8% menor.
Scania R 660
Da lista de caminhões mais potentes à venda no Brasil, o segundo é da Scania. Ou seja, estamos falando do R 660, cujo motor V8 de 16 litros gera 660 cv e 336,7 mkgf. Segundo a marca, o modelo pode ter cabine R e também a S. Além disso, há o pacote XT para a configuração com tração 10×4, para operações de mineração. Na Fenatran, foram vendidas 15 unidades, po R$ 2 milhões cada.
Scania S770
Por fim, também é da Scania o caminhão mais potente do Brasil, disponível com cabines R e S. Seu motor V8 de 16 litros produz 770 cv e 377,5 mkgf e a transmissão é a Opticruise, automatiza de 14 velocidades. Segundo a fabricante, duas marchas são super reduzidas. O foco é o transporte de cargas especiais.
Atualmente, o título de caminhão mais potente do mundo feito em série é do Shacman X6000. O modelo tem motor V8 de 800 cv e 382,6 mkgf. A transmissão é a S16AD, automatizada de 16 velocidades, feita pela Fast Gear. Porém, o cavalo-mecânico é oferecido apenas na China. (Estradão/Andrea Ramos)