Ranger 3.2 Diesel CD 4×4 AT Limited: andamos na picape topo de linha da Ford

Portal da Autopeças

 

O lema da Ford para sua divisão de picapes na América do Sul é ‘Raça Forte’. Não por acaso. A linha Ranger, disponível no Brasil desde 1994, segue como sendo o carro-chefe da Ford nesse segmento. Com quase três décadas rodando no mercado brasileiro o modelo já emplacou mais de 400 mil unidades e ficou em terceiro lugar entre as picapes médias mais vendidas no País no ano passado, com 1.284 unidades comercializadas. Com um ‘fã-clube’ de clientes, fiéis ao tradicional perfil do modelo, de veículo moderno, confortável e robusto, a Ranger passa a oferecer nove versões em sua linha 2023.

 

Fabricada nos Estados Unidos para o mercado norte-americano, e também na Argentina para os mercados latino-americanos – Argentina, Brasil, Chile, Peru e México, entre outros –, todas as versões da nova linha Ranger seguem a mesma estratégia da marca, de ampliar e diversificar a oferta do modelo, criando opções para diferentes perfis de clientes. Cabine simples ou dupla, tração 4×2 ou 4×4, duas opções de motor e, a maioria, câmbio automático de seis velocidades. Os preços sugeridos partem de R$ 231 mil (XL 2.2) até R$ 330 mil (Limited 3.2).

 

O melhor do melhor

 

“A Ford é líder mundial em picapes, este é o nosso território e estamos usando esse legado para ampliar a base de consumidores da Ranger com novas opções dentro do portfólio”, disse Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul, por ocasião do recente lançamento da versão FX4, desenvolvida para atender os clientes de perfil aventureiro, com o máximo de requinte, tecnologia e conforto. Acima dessa versão, apenas a Limited –que tivemos o privilégio de avaliar–, ainda mais tecnológica, confortável e luxuosa.

 

A linha Ranger 2023 conta com duas opções de motorização. As versões de entrada utilizam o motor 2.2L Turbo diesel Duratorq-TDC-i, com 160 cv de potência e 385 Nm de torque. As versões topo de linha são equipadas com motor 3.2L Turbo diesel Duratorq-TDC-i, de 200 cv e até 470 Nm de torque, equipadas com câmbio automático de 6 velocidades e tração 4×4 com função reduzida, diferencial traseiro autoblocante e direção elétrica.

 

Luxuosa, requintada e muito bem acabada internamente, é difícil imaginar uma Ford Ranger Limited dando duro no trabalho diário de transporte de carga. Poderia, tem capacidade de carga de 1.010 kg mas suas outras qualidades –maciez de rodagem, silêncio interno, desempenho e capacidades, eletrônica embarcada e conectividade– a tornam um veículo de alto luxo, com capacidades de grandes aventuras fora das limitações do asfalto.

 

Completa e conectada

 

Equipada e de visual elegante, a Ranger Limited é focada no cliente que busca sofisticação e alto nível de capacidade para suas aventuras off-road. Seu motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e vigorosos 47,9 kgfm de torque, com transmissão automática, direção elétrica, tração 4×4, diferencial traseiro blocante e reduzida, permite –e inspira– tocadas vigorosas e divertidas em qualquer situação, com conforto interno de uma ‘luxuosa sala de estar’.

 

Oferecendo bom equilíbrio entre firmeza e maciez, o aprimorado conjunto de suspensões da Ranger Limited são firmes sem serem duros e macios sem serem moles demais, permitindo condução esportiva na estrada e precisa na cidade. O seu conjunto de segurança inclui sete airbags, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

 

Entre os itens de conforto, a picape oferece o máximo da categoria, como ar-condicionado digital de dupla zona, banco do motorista com ajuste lombar e elétrico, sensor de chuva, painel com duas telas de LCD, central multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, acesso a Android Auto e Apple CarPlay e assistente de fechamento da tampa da caçamba.

 

Como toda a linha Ranger, a Limited também conta com sistema de conectividade FordPass Connect, com comandos e informações remotas do veículo pelo celular. Com ele é possível dar partida remota e climatizar a cabine, conferir a autonomia, o odômetro e pressão dos pneus, travar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento e localizar a picape, além de agendar serviços nas concessionárias da marca e acessar o manual do proprietário.

 

Mercado

 

A Ranger foi o modelo que mais cresceu em participação de mercado entre as picapes médias de 2012 a 2021. Num segmento extremamente competitivo, o modelo avançou nada menos que 62% e chegou a 15,2% das vendas. Outra tendência que ganhou força na linha é o uso pessoal da picape, que aumentou de 47% para 60% nos últimos três anos. O lançamento da versão urbana Ranger Black e da aventureira Ranger Storm contribuiu significativamente para esse crescimento.

 

Nos dois últimos anos, a Ranger apresentou os melhores indicadores de qualidade da categoria, de acordo com a pesquisa padrão da indústria que registra o número de falhas apontadas pelos consumidores nos veículos. Isso elevou também a porcentagem de clientes muito satisfeitos, com 71% atribuindo notas 9 ou 10 à picape, aumentando sua legião de fãns. Os cinco anos de garantia são outro fator que reforça a confiança no produto.

 

Assistência técnica

 

A Ford está modernizando a sua rede e em 2022 praticamente dobrou o número de concessionárias inauguradas ou reformadas dentro do novo padrão global da marca, chamado Ford Signature. Ela tem agora 45 lojas operando com o novo formato de instalações e serviços, criado para oferecer aos clientes uma experiência diferenciada de comodidade, transparência e conforto.

 

A rede é um dos pilares do processo de renovação da marca, que em 2023 vai ampliar o seu portfólio com o lançamento de dez produtos, nos segmentos de picapes, SUVs e veículos comerciais. As oficinas contam com técnicos treinados e o cliente pode agendar sua visita por processo 100% online, usando o aplicativo FordPass ou o site AgendaFord. O padrão Ford Signature foi desenvolvido com foco nas mudanças de comportamento dos consumidores, que hoje pesquisam a fundo os produtos, estão mais exigentes e já chegam à concessionária sabendo o que querem. A Rede Ford é formada hoje por 109 lojas, cobrindo todas as regiões do Brasil. (Portal da Autopeças/Ricardo Panessa)