DAF cria fábrica para caminhões elétricos na Holanda

Revista Caminhoneiro

 

A DAF está expandindo as suas instalações de produção com uma nova fábrica de montagem de caminhões elétricos em Eindhoven, na Holanda, onde a produção das novas gerações DAF XD e XF Electric terá início. Estes veículos totalmente elétricos proporcionam um alcance de até 500 quilômetros ”sem emissões”, o que representa um passo importante da DAF em busca de um transporte rodoviário ainda menos poluente.

 

A nova linha de montagem de caminhões elétricos situa-se nas instalações da DAF Trucks em Eindhoven. A construção desta fábrica para caminhões elétricos foi concluída em dezoito meses.

 

Tratores e rígidos 4×2 e 6×2

 

A base de cada caminhão DAF elétrico da nova geração é o chamado planador, um chassis sem sistema de transmissão, mas com cabina. O planador é fabricado na principal linha de produção de caminhões da DAF. Os tratores e rígidos 4×2 e 6×2 são então concluídos para camiões XD e XF Electric num processo de oito passos na linha de produção da montagem de camiões elétricos.

 

Duas linhas de montagem

 

A nova fábrica inclui atualmente duas linhas de montagem. As baterias são montadas na linha de submontagem, enquanto todos os componentes de alta tensão, incluindo as baterias e o sistema de transmissão, são montados no chassis na linha de montagem principal. Em seguida, são efetuadas verificações minuciosas nas estações finais para garantir que o caminhão está em perfeitas condições de funcionamento.

 

DAF XD e XF Electric

 

Os DAF XD e XF Electric foram lançados na feira IAA em Hanover em setembro de 2022. Os sistemas de transmissão Paccar totalmente elétricos fornecem potências entre 170 e 350 kW (210 a 480 CV). A DAF também proporciona uma seleção de baterias através de uma abordagem modular. A mais reduzida contém dois “módulos” que, em conjunto, possuem uma capacidade de 210 kWh e proporcionam uma autonomia de até 200 quilómetros. A maior possui 5 “módulos” com uma capacidade de 525 kWh e pode alcançar uma autonomia superior a 500 quilómetros. Os caminhões elétricos estão totalmente preparados para um carregamento rápido e até as baterias de maior dimensão podem ser carregadas de 0% a 80% em pouco mais de 45 minutos. (Revista Caminhoneiro)