Jornal do Carro
A Toyota registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) os desenhos industriais da nova geração da Tacoma. Entretanto, a montadora não venderá no Brasil a picape média destinada aos Estados Unidos. Os registros foram feitos para proteger a propriedade intelectual do modelo, e antecipam o visual – até então inédito – da picape. Mas nada foi ao acaso: a Tacoma servirá de base para a nova Hilux, que estreia por aqui em 2024.
Especulações apontam que as novas Hilux e Tacoma terão produção unificada. Contudo, nada foi confirmado até o momento pela Toyota. Se a previsão se confirmar, ambas irão compartilhar visual e mecânica, incluindo uma opção híbrida. Seja como for, é provável que o atual motor 2.8 turbo diesel da Hilux feita na Argentina continue disponível.
Da mesma forma, espera-se que a Tacoma seja feita sobre a plataforma modular TNGA-F. Ou seja, a Hilux de nova geração adotará a mesma arquitetura.
Visual
Dá para notar nas patentes que o visual dianteiro da nova Tacoma lembra bastante o da irmã maior Tundra, também disponível nos EUA. Inclusive, os faróis de neblina integrados, na parte inferior do para-choques, são quase idênticos.
Na traseira, as lanternas mantêm o formato vertical que domina a categoria de picapes médias. Destaque para os frisos que saem das lanternas em direção às caixas de roda. No vidro traseiro, nota-se uma pequena janela basculante.
Especulações apontam que a nova Tacoma terá duas opções de motor. Para as versões de entrada, um quatro cilindros turbo de 2,4 litros disponível no SUV Highlander. Este gera 265 cv e 42,7 mkgf. E para as versões de topo de linha, está cotado o motor 2.4 quatro cilindros da geração atual, mas com um conjunto híbrida. Esta opção já está disponível no Lexus RX 500h, por exemplo, em versões com 366 cv e 56 mkgf, ou 340 cv e 40,8 mkgf. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)