Frota & Cia
A Ford desenvolveu padrões técnicos de engenharia para as modificações realizadas pelas empresas que adquirem a Transit. A empresa criou um canal exclusivo de comunicação para as empresas transformadoras. Elas podem ter acesso a manuais com regras de uso e tudo o que pode ser feito na Transit, incluindo pontos de furação, diagramas elétricos e modelos matemáticos (desenhos 3D).
A maioria dos clientes de veículos comerciais faz algum tipo de modificação no produto para atender as necessidades do seu negócio, desde uma simples adesivagem até outras mais complexas, como a transformação em ambulância.
“Esse suporte da fábrica aos transformadores permite que as modificações na Transit sejam feitas com qualidade, preservando as suas funcionalidades. Além disso, a nossa equipe de especialistas da engenharia também está disponível para dar assistência no desenvolvimento de novos projetos”, diz Flavio Costa, gerente de Vendas de Veículos Comerciais da Ford.
Segundo a Ford, mais de 30 empresas das principais regiões do Brasil já utilizam esse canal de comunicação, que continua aberto a outras transformadoras. Para se cadastrar, basta entrar no link disponível no site da Ford, onde é possível acessar também o manual do implementador. Após a avaliação, as empresas cadastradas passam a ter acesso, também, a informações em primeira mão sobre novos produtos e convites para eventos de relacionamento.
Em alguns casos, a empresa transformadora pode aderir ao processo de certificação da Ford, que além do acompanhamento de todo o projeto permite compartilhar o que há de melhor em processos e controle de manufatura.
“O nosso processo de certificação para transformadoras, chamado QVM, foi originalmente desenvolvido na Europa, onde não por acaso a Transit é líder do mercado de vans. Nós o utilizamos como base para criar o mesmo processo no Brasil. Na prática, ele funciona como um selo de qualidade, sinalizando para o cliente os transformadores que trabalham com um sistema padronizado e robusto”, completa Flavio Costa. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)