Jornal do Carro
Após um hiato de dois anos, o Nissan Sentra voltará ao Brasil. A estreia foi confirmada pela marca para o mês de março. O sedã médio, que já roda em testes no País desde o fim de 2022, vem concorrer com modelos como, por exemplo, Toyota Corolla e Chevrolet Cruze. Para isso, teve recentemente o visual renovado. Além disso, assim como na geração anterior, virá importado do México, onde tem produção na fábrica de Aguascalientes.
Por ora, a montadora não divulgou detalhes. Entretanto, em dezembro, a reportagem do site Motor1 recebeu material de concessionários da Nissan no Brasil com três versões de acabamento e a tabela de preços. São elas: Sense, Advance e Exclusive, com valores de R$ 143.490, R$ 153.590 e R$ 179.890, respectivamente.
Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o novo Sentra terá a mesma opção mecânica disponível no México. Ou seja, virá com o motor 2.0 16V a gasolina com 147 cv de potência e 20 mkgf de torque máximo, o câmbio automático CVT e a tração dianteira. O consumo fica em torno de 9 km/l na cidade e de 11,3 km/l na estrada.
Equipamentos
Já chamado de 2024, o sedã virá repleto de conteúdos desde a opção de entrada. A lista tem ar-condicionado, rodas de liga leve com 16″, assistente de partida em rampas, LEDs diurnos, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo com tela TFT de 7″ e central multimídia com tela de 8″ e conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Ademais, terá câmera de ré, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, seis airbags e controle de cruzeiro.
Por fim, o Sentra terá pacote com tecnologias eletrônicas de assistência à direção. Entre elas, há sistema de detecção de pedestres, bem como frenagem automática de emergência. Da mesma forma, o sedã terá alerta de tráfego na traseira, farol com ajuste automático de facho, além de aviso de risco de colisão frontal e assistente de permanência em faixa.
Design atualizado
Feito sobre a plataforma modeluar CMF-C/D da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o novo Nissan Sentra ficou maior, mais largo e baixo. Ou seja, as medidas do carro são 4,64 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,46 m de altura e 2,71 m de distância entre os eixos. O porta-malas acomoda 466 litros.
Em relação ao visual, a marca aposta na dianteira mais baixa, dentro da linguagem de estilo batizada pela Nissan de V-Motion. Ela é comum a outros modelos da empresa, como SUV Kicks e o sedã Versa, por exemplo. Além disso, há faróis com LEDs e pintura bicolor, na qual o preto cria a sensação de teto flutuante. (Jornal do Carro/Jady Peroni)