Volkswagen ID.7 traz tecnologia inédita de ar-condicionado

Coisas de Agora

 

O Volkswagen ID.7 vai um passo adiante em tecnologia de ar-condicionado. Pela primeira vez, utiliza um sistema de ar-condicionado que inicia o resfriamento ou aquecimento rápido do interior do veículo antes do início da viagem. Isso é possível, entre outras coisas, pelas saídas de ar controladas eletronicamente que distribuem o ar no interior do veículo assim que o motorista se aproxima dele portando a chave. O novo sistema automático inteligente de ar-condicionado obedece a comandos de voz e leva em conta a posição do sol, assim como as preferências individuais do usuário. O resultado é uma elevação no nível de conforto com a qual o novo sedã elétrico irá estabelecer novos parâmetros em sua classe.

 

Com um veículo conceito camuflado, a Volkswagen proporcionou uma primeira visão do novo ID.7 na maior mostra mundial de produtos eletrônicos, a CES, realizada em Las Vegas. Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Marca, responsável pelo Desenvolvimento: “Com o ID.7 estamos reforçando nosso objetivo de oferecer tecnologias inteligentes e inovações orientadas ao cliente no segmento premium de alto volume.”

 

Saídas de ar inteligentes

 

O ID.7 pode ativar o ar-condicionado antes que os passageiros embarquem. O interior do veículo é refrigerado nos dias quentes e aquecido quando está frio. Se a porta for aberta em condições de alta temperatura externa, as saídas de ar inteligentes no cockpit distribuem o ar rapidamente por uma grande área através de movimentos horizontais. Quando os passageiros estão acomodados no carro, o fluxo de ar pode ser redirecionado diretamente para o corpo ou usado para ventilação indireta do espaço interno, conforme a preferência do usuário. O ID.7 é o primeiro modelo da Volkswagen com esse sistema de controle inteligente.

 

Foco na operação amigável

 

A função de controle de clima é localizada no nível operacional mais alto da nova tela de infotainment de 38 centímetros (15 polegadas) do ID.7. Isso significa que está sempre visível e pode ser ativada por um simples toque de dedo. Usando o menu simplificado do ar-condicionado, todas as saídas de ar inteligentes podem ser controladas digitalmente. A força e direção dos movimentos do ar podem ser ajustadas intuitivamente e armazenadas individualmente. A temperatura pode ser controlada por comandos de toque deslizantes iluminados.

 

Comandos de voz

 

O sistema de ar-condicionado pode ser ativado por controle de voz. Pedidos especiais podem ser armazenados como “Smart Climates”. Por exemplo, um programa é selecionado para ativar o aquecimento do volante se o comando “Olá, Volkswagen, minhas mãos estão frias” for falado. Ele irá direcionar o ar quente para as mãos no volante por aproximadamente cinco minutos.

 

Ar conforme a preferência

 

No ID.7, as preferências do usuário são salvas como “Personalisations” (personalizações). Isso inclui os ajustes do sistema de ar-condicionado automático. A função é especialmente prática se o veículo for utilizado por vários motoristas.

 

Detecção da posição do sol

 

Quando a função automática é ativada, o sistema inteligente reage às condições climáticas externas. Um sensor na área do para-brisa, por exemplo, detecta o ângulo de incidência da luz do sol em condições de alta temperatura externa e alta intensidade solar. Se o sol estiver atingindo intensamente um dos lados do veículo, o ID.7 adapta o ar-condicionado para atuar mais fortemente nas áreas mais quentes: primeiro em direção a área específica do interior do carro e, num segundo passo, especificamente na direção dos ocupantes do veículo.

 

Lançamento em 2023

 

Após o ID.3,, ID.4, ID.5 e ID.6 (somente na China) e o ID.Buzz, o ID.7 será o sexto modelo na família ID. de modelos totalmente elétricos. Juntamente com o ID.4, ele será o segundo veículo global da Volkswagen baseado na plataforma modular elétrica (MEB). A apresentação mundial do ID.7 está programada para o segundo trimestre de 2023. O lançamento no mercado do sedã elétrico na China e Europa deve ocorrer este ano. A América do Norte virá em seguida, em 2024. (Coisas de Agora)