AutoIndústria
A Serasa aproveitou este período de início de ano, quando os proprietários de veículos têm de se programar para pagar o IPVA, para divulgar pesquisa que mensura o impacto dos automóveis no orçamento familiar. Entre várias contações, destaca o fato de o automóvel, para a maioria dos entrevistados (63%), ser a segunda maior despesa do orçamento familiar, atrás de alimentação (72%) e à frente de despesas com contas básicas (57%).
Realizado em parceria com o Instituto Opinion Box, o levantamento – que contemplou 2.067 entrevistas entre os dias 12 e 18 de dezembro – também teve por objetivo tentar decifrar as tendências de mercado e as relações comportamentais que envolvem o brasileiro e o carro.
Entre as principais constatações, verificou-se que pelo menos 1 em cada 10 proprietários projeta se desfazer do veículo nos próximos 12 meses em busca de saídas para amenizar impactos no orçamento. E 23% dos motoristas passaram a usar o veículo, depois da pandemia, como forma de rendimento e ferramenta de trabalho, apostando em serviços de transporte via aplicativo, de entregas ou novas atividades.
Veja os demais pontos principais do estudo:
- O modelo de trabalho home-office ou híbrido, gerado pela pandemia, alterou o uso do carro para pelo menos 48% dos brasileiros.
- Entre as funções mais usuais do automóvel destacam-se passeios em fins de semana, compras e tarefas, diárias, locomoção para trabalho ou local de estudo.
- A organização financeira ainda aparece como uma questão de conflito para os motoristas: 40% consideram complexo fazer os cálculos para manter um veículo e 32% admitem gastar mais que o planejado.
- Entre os motivos para o incremento dos valores, considerando o momento de pandemia e os cenários enfrentados, encontra-se o aumento dos gastos com combustíveis, relatado por 48% dos entrevistados. Em contrapartida, para quem diminuiu o uso em relação ao período pré-pandêmico, os novos formatos de trabalho implementados, como o home office (26%) e o modelo híbrido (22%), aparecem como os principais fatores.
Carteira Digital Serasa
Com relação ao IPVA 2023, a pesquisa, denominada “Relação do Brasileiro com o Automóvel”, revela que 2 a cada 10 proprietários não se planejaram para pagar o imposto, cujo calendário já está correndo desde dezembro.
“Mesmo sendo uma despesa recorrente e sempre na mesma época do ano, o valor ainda pega os motoristas de surpresa”, observa Laís Gabriel, especialista da Serasa. “Nesse cenário, o planejamento financeiro é imprescindível para conseguir estimar os gastos e, quem sabe, investir no pagamento à vista no ano seguinte”.
A especialista informa que por meio da Carteira Digital Serasa, um dos serviços prestados pela empresa, o consumidor pode pagar o IPVA com mais segurança, além de encontrar condições especiais. “Caso prefira quitar à vista, é possível contar com o desconto da Cota Única”, explica Laís. “Apenas pela plataforma da Serasa, é possível garantir esse desconto e ao mesmo tempo parcelar em até 12 vezes, aliviando o orçamento”.
A oportunidade, segundo Laís, deve-se à parceria entre a Serasa e a empresa Zapay, especializada no setor de automóveis. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)