Ford aprimora sistema de condução autônoma BlueCruise

AutoIndústria

 

Ano a ano as tecnologias que culmirão com automóveis absolutamente autônomos avançam rumo à realidade de um público cada vez maior. O trabalho de desenvolvimento simultâneo em várias frentes e realizados por uma infinidade de empresas permitem novidades cada vez mais frequentes e acessíveis.

 

A Ford é uma das protagonistas desse processo. Seu sistema de direção sem as mãos batizado de BlueCruise já está, como recurso de série, na picape F-150, no esportivo Mustang Mach-E e também em modelos da marca Lincoln.  São mais de 114 mil veículos que rodam na América do Norte de forma semiautônoma por mais de 200 km em rodovias específicas, as “Hands-Free Blue Zones”.

 

A montadora aposta no crescimento do número de clientes para a tecnologia, sobretudo com o lançamento em breve  da versão 1.2, ativada por assinatura de plano de serviço e que tem como evolução três novos recursos: assistente de mudança de faixa, sistema de reposicionamento na faixa e assistente preditivo de velocidade.

 

O assistente de mudança de faixa facilita as ultrapassagens e é acionado quando o motorista toca na seta. Ele anuncia a manobra por viva-voz e pode até sugerir a troca para uma faixa mais livre em tráfego lento.

 

Já o assistente preditivo de velocidade ajusta a velocidade do carro ao se aproximar de uma curva fechada e avisa o motorista com antecedência do que há pela frente, enquanto o sistema de reposicionamento na faixa muda a posição do veículo, especialmente ao se aproximar de veículos maiores, para aumentar a margem de segurança.

 

O BlueCruise, classificado como assistência ao motorista de Nível 2 da SAE, já comanda automaticamente a direção, acelerador e freios do veículo, mas não dispensa que o motorista mantenha a atenção na pista e que esteja pronto para assumir o volante em caso de necessidade.

 

Ao identificar uma estrada pré-qualificada, o BlueCruise confirma se as linhas da pista estão visíveis e se o motorista mantém os olhos na estrada antes de ativar a direção sem as mãos. Se o motorista precisar retomar a atenção ou o controle do veículo, câmera e sensores disparam um alerta visual e sonoro. (AutoIndústria)