JAC apresenta caminhão elétrico semelhante ao Tesla Semi

Blog do Caminhoneiro

 

O Tesla Semi tem um design completamente diferente de qualquer caminhão atual, e qualquer outro veículo que chegue perto que do que a Tesla desenvolveu mostra uma clara inspiração no modelo norte americano.

 

É o caso da montadora chinesa JAC, que participou de um grande evento de demonstração de novos veículos, organizado pelo governo da China. Além de modelos tradicionais a diesel, a fabricante apresentou o JAC HFC4259SEV01, um caminhão totalmente elétrico feito em parceria com diversas empresas.

 

De acordo com montadora, Lionbridge, Baidu, Suzhou Green Control e CATL fornecem tecnologias para o veículo.

 

A cabine parece ser menor do que a do Tesla Semi, mas segue exatamente o mesmo princípio de desenvolvimento, com o para-brisa muito inclinado, visando a aerodinâmica máxima, como forma de aumentar a autonomia das baterias.

 

Um detalhe curioso é que o caminhão utiliza espelhos retrovisores tradicionais, e o espelho frontal é colocado abaixo do para-brisa, devido à grande inclinação da cabine.

 

A potência anunciada é de 492 KW, o que equivale a 668 cavalos, obtidos a partir de dois motores elétricos desenvolvidos pela Suzhou Green Control. As baterias são de fosfato de ferro lítio, fornecidas pela CATL, e devem garantir uma autonomia de mais de 200 quilômetros.

 

A JAC diz que o peso do caminhão vazio (tara) é de 11 toneladas, e que a capacidade máxima de tração é de quase 38 toneladas, colocando o caminhão exatamente no mesmo padrão norte-americano.

 

A JAC não deu mais detalhes sobre o caminhão, como autonomia, preço e início da produção, sendo feita apenas a exibição de um protótipo. (Blog do Caminhoneiro)