Truck & Bus Builder América do Sul
Ao contrário do que ocorreu nos dois últimos anos, quando as vendas de ônibus e veículos para o transporte de passageiros registraram grande retração, o ano de 2022 consolidou a recuperação desse importante segmento nos principais países da América do Sul, como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai, e compensaram, em parte, a leve queda registrada nas vendas de caminhões nesses mesmos mercados.
Em volume de vendas, o Brasil puxou essa recuperação dos ônibus com a venda 17.357 unidades no ano e evolução de 23,4% na comparação com os 14.062 chassis de 2021. As vendas para o programa Caminho da Escola responderam por 33% do total, seguidas dos urbanos com 27%, além dos minis/micro-ônibus (20%) e rodoviário e fretamento (20%). As exportações também cresceram 23,1%, com o envio ao exterior de 5.213 unidades ante 4.234 unidades do ano anterior.
Com isso, a produção brasileira de ônibus cresceu 67,7%, com 31.664 chassis de ônibus fabricados, contra 18.881 no mesmo período de 2021. O bom desempenho da indústria brasileira se deve à recuperação dos segmentos de urbanos, com a renovação de frota de em diversas cidades do País, e de rodoviários, com a retomada das viagens de turismo.
Em percentual, o Chile foi o mercado que apresentou o maior crescimento, 67,1%, com 3.122 unidades vendidas em 2022, sobre os 1.868 do ano anterior. Esse desempenho se deu principalmente pela ampliação da frota de transporte coletivo urbano realizada pelo sistema Red Movilidad, em Santiago, capital do país. Somente em dezembro, foram entregues 435 veículos e no período de quatro meses a partir de agosto, o volume de unidades incorporadas à frota do sistema foi superior a 1.600 unidades.
Crescem vendas de ônibus de zero ou baixa emissão
A Colômbia, outro importante país da região, apresentou elevação de 58,4% nas vendas de ônibus e miniônibus, com 3.410 unidades vendidas, ante às 2.154 unidades do ano anterior. De acordo com a ANDEMOS (Associação Nacional para a Mobilidade Sustentável), mais significativo do que o crescimento de vendas foi o registro do maior volume de novos veículos elétricos de todo o continente, com 1.006 unidades e aumento de 886,3%, em relação aos 102 veículos de 2021.
A mobilidade sustentável também foi destaque no Chile, com o fornecimento de 349 novos ônibus elétricos em 2022, 571,2% a mais do que as 52 unidades do ano anterior, mas ainda 7,7% abaixo dos 378 veículos de 2020.
No Peru, ônibus e miniônibus confirmaram o período de ascensão de vendas dos últimos meses e registraram 2.418 novos veículos, 22,7% acima das 1.971 unidades vendidas em 2021. Na Argentina, as vendas de chassis de ônibus permitiram que o mercado de veículos comerciais pesados se mantivesse com vendas estáveis. Entre os 10 modelos mais vendidos em 2022, quatro foram chassis de ônibus, tanto para o segmento de urbanos quanto para os rodoviários. E no Uruguai, um mercado pequeno em relação aos demais, também houve crescimento, com a venda de 217 unidades, 9,05% acima dos 199 veículos do ano anterior. A recuperação de vendas foi registrada no segundo semestre, com a entrada em operação de 164 novos ônibus e miniônibus, contra apenas 53 nos primeiros seis meses de 2022.
Ao que tudo indica, mesmo com a mudança, no Brasil, da legislação para emissões e entrada em vigor da norma PROCONVE P8 (equivalente à Euro 6), em 2023 deverá haver a continuidade dessa recuperação no segmento de ônibus e miniônibus nos principais mercados e a estabilização na venda de caminhões. (Truck & Bus Builder América do Sul)