Operadores de transporte de São Paulo já apresentaram pedidos para quase de 1.700 ônibus elétricos

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da SPTrans, informou que as empresas concessionárias do transporte coletivo do município já apresentaram pedidos para a produção de 1.682 ônibus elétricos, a serem entregues entre 2023 e 2024. Desse total, 1.166 veículos deverão entrar em circulação até o final deste ano.

 

O órgão, responsável pela gestão do sistema de transporte público por ônibus na cidade de São Paulo, destacou que algumas empresas não apresentaram seus pedidos, e novas compras serão realizadas e que esse número tende a crescer gradativamente.

 

O número é inferior ao volume anunciado pela Prefeitura de 2,6 mil ônibus elétricos em operação até o final de 2024, mas representa uma importante ação para equiparar a capital paulista às principais cidades da América Latina, como Bogotá, Santiago e Cidade do México que possuem frota de ônibus elétricos. Na Colômbia, foram 1.006 novos ônibus elétricos apenas no ano passado. No Chile, foram 779 unidades nos últimos três anos. Atualmente operam na cidade de São Paulo 13,8 mil ônibus, sendo 220 ônibus elétricos, dos quais 201 são trólebus e 19 são movidos a bateria, sendo que um deles está em fase de teste.

 

Todos os 19 ônibus elétricos em circulação na cidade de São Paulo são da TransWolff, uma das principais operadoras da região Sul da capital e operam na linha 6030/10, entre o Terminal Santo Amaro e a universidade UNISA. A empresa anunciou no último dia 12 de janeiro a aquisição de 304 novos veículos, por intermédio de financiamento fruto de uma parceria realizada em novembro de 2022 entre a Prefeitura de São Paulo e a fornecedora de energia Enel X, que vai destinar cerca de R$ 8 bilhões (USD 1,5 bilhão) para a aquisição de 2,6 mil ônibus elétricos e desenvolvimento da infraestrutura e tecnologias necessárias.

 

Desse total de 304 novos ônibus elétricos, 100 unidades entrarão em operação ainda em 2023. Todas são de veículos com tecnologia de propulsão elétrica da Eletra, chassi Mercedes-Benz O500 U de piso baixo e carroceria Caio eMillenium.

 

Segundo Paulo Lima, diretor de Novas Tecnologias na TransWolff, a operadora iniciou o projeto com ônibus elétricos há cerca de três anos. Dos 19 veículos em operação, 18 são com chassis BYD e carrocerias Marcopolo e Caio, e uma unidade é do modelo Eletra/Mercedes-Benz/Caio. “Ao longo desses três anos, os nossos veículos transportaram 5,9 milhões de passageiros e rodam 2,9 milhões quilômetros, e conseguimos apurar uma redução de até 75% no custo operacional em relação ao modelo convencional a diesel”, salienta o executivo.

 

A TransWollf está desenvolvendo infraestrutura para os novos veículos em sua operação na garagem de Varginha, com capacidade para as 304 unidades, com uma subestação modular que poderá ser ampliada. A empresa também já possui estrutura na garagem da

 

Rua Olívia Guedes Penteado, no bairro de Socorro, para operar os primeiros veículos entregues. (Truck & Bus Builder América do Sul)