Truck & Bus Builder América do Sul
A IVECO, marca do Iveco Group, vive o seu melhor momento desde a sua chegada no Brasil, em 1997. Depois de iniciar 2022 com um ciclo de investimentos de 1 R$ bilhão (USD 180 milhões) destinado à América Latina, a montadora fechou 2022 com a maior participação de mercado dos últimos dez anos no País, alcançando a marca de 9,3%. Enquanto o mercado total teve retração de 3% no emplacamento de caminhões, a IVECO cresceu 11% na comparação com 2021. Só no mês de dezembro, a montadora vendeu mais de dois mil caminhões.
O resultado positivo, que ganhou força nos últimos dois anos, acontece após investimentos no aprimoramento do portfólio de produtos, dos leves aos extrapesados – com veículos movidos a combustíveis alternativos, e serviços. Outro fator importante para o êxito da marca é a qualificada rede de concessionárias que colocam a disposição dos clientes toda a gama diversificada da montadora.
“Celebramos com muita satisfação o crescimento sustentável da IVECO, montadora full liner que mais cresce no Brasil. Isso é consequência do trabalho de uma equipe que, dia a dia, faz a nossa marca conquistar cada vez mais espaço no mercado. Os números demonstram que estamos no caminho certo para proporcionar rentabilidade e o melhor custo de operação para o cliente”, destaca Ricardo Barion, diretor comercial da IVECO.
Em 2022, a IVECO alcançou a maior participação de mercado da história nas categorias de veículos médios e semipesados, com 10,6% e 10,3%, respectivamente. Entre os leves (chassi-cabine), a marca manteve a liderança de forma absoluta com 40,4% de market share.
“Estamos colhendo os frutos de importantes investimentos que temos realizado sistematicamente em nossos produtos, serviços e na rede de atendimento, que tem sido um dos pilares desse avanço da IVECO na América Latina. Atualmente temos pontos de atendimento em 100% do território nacional com serviços de alta qualidade e padronização visando a excelência. Para esse ano, a meta é manter o crescimento sustentável no país, impulsionado pelo nosso novo extrapesado, o S-Way, recentemente lançado na Fenatran e já bem aceito pelo mercado. Além disso, vamos continuar o trabalho para desenvolver soluções completas que atendam plenamente nossos clientes que têm nos dado a oportunidade e a credibilidade para cada vez mais estarmos junto com eles”, ressalta Barion.
Premiações
Em um ano de tantas conquistas, as premiações referendaram a nova era da IVECO. Entre os reconhecimentos estão:
- Prêmio Consumidor Moderno, como a melhor marca de caminhões no quesito atendimento ao cliente, pelo segundo ano consecutivo.
- Prêmio Mobilidade 2023, promovido pelo Estadão. Os modelos Daily 70-170, Tector 11-190 e Hi-Way 560 foram eleitos, por meio de votação popular, os melhores em suas categorias – Leves, Médios e Pesados, respectivamente.
- Prêmio Top Truck TV “Melhor Executivo de Montadora”, conferido a Marcio Querichelli, presidente IVECO para a América Latina.
- Prêmio Automotive Business 2022, a na categoria Logística 4.0, pelo pioneirismo do projeto-piloto Renovar, cujo objetivo é estimular a renovação da frota de caminhões do país.
(Truck & Bus Builder América do Sul)