Carro elétrico mais barato da BYD é revelado e pode vir ao Brasil

InsedeEvs/AutoHome

 

O carro elétrico de entrada BYD Seagull foi revelado em imagens de registro do ministério do governo chinês. O menor modelo da linha de veículos elétricos Ocean aparece “limpo” pela primeira vez e mostra um design ousado e um motor elétrico com 74 cv de potência.

 

O Seagull é um hatchback de cinco portas para quatro ocupantes e, até então, só havia sido visto camuflado em flagras que revelaram parcialmente o visual. Externamente, o “caçula” difere de outros modelos da linha por ter um design mais ‘angular’. Faróis poligonais (farol de LED opcional), para-choque integrado com a grade frontal e entrada de ar na parte inferior, além de um para-brisa grande com um único limpador.

 

Atrás, o estilo repete um pouco do conceito visto na dianteira, com o carro elétrico compacto recebendo um spoiler de teto esportivo e uma lanterna horizontal que lembra um pouco a utilizada no monovolume BYD D1.

 

Em termos de tamanho, o BYD Seagull mede 3,78 metros de comprimento, 1,71 metro de largura, 1,54 metro de altura e possui distância entre-eixos de 2,50 metros. Para efeito de comparação, ele é 345 mm mais curto, 55 mm mais estreito e 30 mm mais baixo que o BYD Dolphin, um modelo que em breve estará no Brasil.

 

Considerando as opções que já existem por aqui, o Seagull enfrentaria concorrentes como o Renault Kwid E-Tech e JAC e-JS1, além do Caoa Chery eQ1, este último um pouco abaixo em termos de porte. Segundo os dados do ministério, o modelo terá peso entre 1.160 e 1.240 kg, um pouco acima da média para o segmento, e poderá ser equipado com pneus 165/65 R15 ou 175/55 R16.

 

Uma informação interessante é que na tampa traseira do Seagull, segundo as imagens de registro, aparecem duas outras variantes para o nome. O primeiro é Dolphin Q, e o segundo é Dolphin Mini. Parece que a BYD ainda não tem certeza sobre o nome definitivo.

 

Em termos de propulsão, o BYD Seagull será equipado com um motor elétrico de 55 kW (74 cv) de potência que é alimentado por uma bateria LFP produzida pela FinDreams, uma empresa controlada pela BYD. Sua capacidade é desconhecida, mas anteriormente havia informações de que chegaria a 30,7 kWh.

 

Posicionado abaixo do BYD Dolphin, como dissemos, o Seagull (caso seja o nome definitivo) seria uma opção interessante para a marca chinesa aqui no Brasil. Considerando que o BYD Dolphin deve chegar com preços abaixo dos R$ 200 mil, este compacto de entrada teria grandes possibilidades de se tornar o carro elétrico mais barato à venda no país, caso confirmado para o nosso mercado.

 

Oficialmente, o BYD Seagull será lançado na China nos próximos meses com preços estimados entre 60.000 a 100.000 RMB, o que daria algo entre R$ 45.800 e R$ 76.380 em uma conversão direta. (InsedeEvs/AutoHome/Julio Cesar)