Truck & Bus Builder América do Sul
A Volkswagen Caminhões e Ônibus foi a líder de vendas de caminhões no mercado brasileiro em 2022 pelo segundo ano consecutivo, de acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foram licenciados 34.506 caminhões da marca, o que corresponde a 27,2% do mercado total. Além disso, a montadora comercializou 2.127 unidades do Delivery Express, que se enquadra entre os comerciais leves.
No mercado de ônibus, a montadora com fábrica em Resende (RJ) comemorou a vice-liderança, com 4.671 chassis Volksbus registrados e 26,9% de participação no segmento.
“Esse resultado reflete a combinação acertada de veículos e serviços com um pós-vendas de alta qualidade. Temos mantido ciclos consecutivos de investimentos, expandimos nossa atuação para novos segmentos e reforçamos a oferta nos que já estávamos presentes, sempre atentos à demanda de operação do transportador brasileiro. Isso nos garantiu essa liderança e, para 2023, temos mais de 30 novos caminhões e ônibus focados em eficiência, conforto, segurança e tecnologia para continuar a conquistar o cliente nacional”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Entre 2021 e 2025, a empresa prevê investir R$ 2 bilhões USD 450 milhões) para lançar novas tecnologias focadas em uma mobilidade mais sustentável, como a propulsão elétrica e a melhoria da eficiência energética com redução de CO2. Também seguirá avançando na digitalização e na conectividade para soluções de transporte cada vez mais modernas e eficientes.
No mercado externo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus exportou cerca de 10 mil unidades no ano, com um crescimento em torno de 15% quando comparado a 2021 e mais do que o dobro do volume negociado no exterior em 2020. O resultado é o melhor dos últimos cinco anos e colocam a marca entre as mais vendidas em diversos países. Em Angola, é a líder de mercado, com market share acima de 40%. A mesma posição se repete em caminhões no Uruguai: a cada quatro veículos emplacados, um deles é VW. No Chile e na Costa Rica a VWCO seguem entre as preferidas do cliente.
“Fechamos 2022 com resultados expressivos no Brasil e no exterior. Continuaremos a investir no mercado nacional para manter nossa posição, mas queremos replicar esse sucesso mundo afora. Assim como ocorreu no ano passado, vamos intensificar nossa internacionalização e dar início a uma nova fase nesse plano, buscando ainda mais oportunidades”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A marca expandiu seu território de atuação no ano passado. Desembarcou na Ásia com o início das vendas e montagem de seus veículos em Filipinas, através de uma parceria com a MACC. Também fechou acordo para ter seu primeiro importador oficial no Oriente Médio, na Jordânia. Ao mesmo tempo, continuou a ampliar os negócios nos continentes que já atua. É o caso do lançamento dos caminhões VW Delivery em El Salvador, no Panamá e na Nicarágua. Em breve, a produção na Argentina, anunciada para início de 2024, vai apoiar esse crescimento internacional. Novos produtos também contribuíram para o resultado, como os ônibus VW com direção do lado direito para atender a países com essa demanda. Outro destaque é o Delivery 11.170, em sua versão recém-lançada 4×2 e também a 4×4, que já conquistou os clientes. As primeiras exportações do e-Delivery para o México e Paraguai também foram conquistas alcançadas em 2022. (Truck & Bus Builder América do Sul)