Argentina fecha ano com vendas estáveis

Truck & Bus Builder América do Sul

 

De acordo com dados divulgados pela SIOMMA e Acara (Associação dos Concessionários de Automotores da República Argentina), o mercado argentino de veículos comerciais fechou 2022 praticamente estável, com a venda de 14.666 veículos pesados (caminhões e ônibus) e queda de 0,6% em comparação com as 14.761 unidades do ano anterior.

 

O presidente da Acara, Ricardo Salomé, considerou o resultado positivo. No último mês do ano foram vendidos 618 veículos pesados, com queda de 15,7% em comparação com os 734 comercializados em dezembro de 2021.

 

Entre as marcas, a Mercedes-Benz, mais uma vez, ocupou a liderança, com 5.639 veículos vendidos, mas vem perdendo importante parcela do mercado para a IVECO, que cresceu 15,9% e atingiu 4.806 unidades.

 

O desempenho da Mercedes-Benz reflete uma queda de 2,5% em relação às vendas de 2021, quando atingiu 5.781 unidades. No ano anterior, a IVECO havia comercializado 4.147 unidades. Com isso, a diferença que era de 1.634 unidades, em 2021, caiu quase pela metade, para 833 veículos.

 

Em terceiro lugar aparece a Scania, com 1.705 unidades e crescimento de 7,6% sobre as 1.585 unidades do período anterior.

 

Outra empresa que tem apresentado crescimento constante é a Agrale, que cresceu 15,2% e fechou o ano na quarta posição, com 810 unidades (contra 703 unidades de 2021), à frente da Volvo, com 765 veículos faturados e queda de 8,3% em relação à 833 unidades vendidas em 2021.

 

A Volkswagen Argentina foi a empresa que apresentou a maior queda, 57,7%, com vendas acumuladas de 501 veículos no ano contra 1.183 unidades do ano anterior. (Truck & Bus Builder América do Sul)