Jornal do Carro
O rodízio de veículos de passeio está de volta à cidade de São Paulo. A Prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), havia suspenso a restrição. Assim, todos os carros puderam circular livremente na cidade de 26 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro. Porém, a regra volta a valer normalmente no dia 9 de janeiro. Ou seja, na próxima segunda-feira.
A partir de então, a regra passa a valer como antes. Vale dizer que a restrição de circulação de veículos funciona no chamado Centro Expandido. Além disso, a proibição ocorre em dois períodos. Na parte da manhã, vai das 7h às 10h. À tarde, o horário é das 17h às 20h. E funciona conforme o final da placa.
Penalidades para quem desrespeita
Quem circula no centro expandido durante o rodízio comete infração média. Assim, tem de arca com multa no valor de R$ 130,16. Além disso, recebe quatro pontos na carteira de habilitação. Vale dizer que há vários radares com leitura de placa espalhados pela capital. Portanto, quem passa por um desses equipamentos fica sujeito à punição.
Finais das placas em cada dia do rodízio
O rodízio de carros em São Paulo foi criado em 1997 para limitar a quantidade de veículos nas vias da capital durante os horários de pico. A regulamentação municipal determina em quais dias e horários os carros e caminhões podem circular. A regra vale de acordo com o final da sua placa. Dessa forma, a ideia é reduzir os congestionamentos.
Onde fica o centro expandido
A restrição da circulação é delimitada nas ruas e vias da cidade do chamado Centro Expandido. Ou seja, inclui bairros que circundam o centro histórico. É o caso de Liberdade, Consolação, Bom Retiro, Brás, Mooca, Lapa, Barra Funda e Vila Leopoldina. Bem como Pinheiros, Vila Mariana, Saúde, Ipiranga e Moema, por exemplo.
Veículos isentos do rodízio
De maneira geral, a isenção de rodízio é concedida para veículos utilizados em serviços considerados essenciais. É o caso de ambulâncias, viaturas da polícia e dos bombeiros, entre outros. Algumas categorias profissionais também podem solicitação a liberação do rodízio. Entre eles estão médicos, transportadores de cargas especiais e de transporte escolar.
Gestantes e pessoas com problemas de saúde que restringem a mobilidade também podem solicitar a isenção. Assim como quem esteja fazendo tratamento contra doenças graves e precisa se deslocar para atendimento. O motorista que precisar realizar uma viagem de emergência e for autuado, pode recorrer da multa. Porém, caberá à autoridade de trânsito avaliar se aceita ou não o argumento.
Elétricos e híbridos podem circular
Vele lembrar ainda que modelos elétricos e híbridos estão isentos do rodízio municipal. Assim, a restrição não inclui carros com motores 100% alimentados por baterias. Bem como os híbridos leves, com sistema de 48V, híbridos convencionais e também os do tipo plug-in. Estes podem ser recarregados em tomadas e carregadores.
A diferença entre os híbridos convencionais e os plug-in é relativamente simples. No primeiro tipo, os carros têm “circuito fechado”. Ou seja, as baterias são recarregadas exclusivamente pelo motor a combustão. São carros como Ford Fusion Hybrid e Toyota Corolla Hybrid. Nos híbridos plug-in, a recarga é feita na rede elétrica. Um exemplo é o novo Caoa Chery Tiggo 8.
Rodízio em São Paulo tem duas faixas de horário
A restrição de circulação de veículos funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, no período da manhã, além disso, vale das 17h às 20h, no período da tarde. De acordo com o final da placa, automóveis caminhões, incluindo os que tenham placas de outras cidades, ficam proibidos de circular no chamado centro expandido em um dia na semana. Nos fins de semana, no entanto, a circulação é permitida para todos. (Jornal do Carro/Tião Oliveira)