Renovação da CNH volta ao prazo normal: 30 dias

Blog do Caminhoneiro

 

Motoristas de todo o país terão 30 dias para renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Desde o último dia 02 de janeiro, o prazo voltou ao normal, e a regra vale para toda CNH vencida a partir de 1º de janeiro.

 

Durante a pandemia de Covid-19, a renovação da CNH foi ampliada pelo Contran, como forma de evitar aglomerações nos Detrans e em outros locais.

 

No período de vigência da pandemia, os motoristas tiveram prazos extras para renovação do documento, de acordo com um calendário criado pelo Contran para cada estado do país.

 

Em São Paulo, por exemplo, os condutores com vencimento da CNH em dezembro do ano passado terão até 31 de agosto de 2023 para renovar o documento.

 

Caso o motorista seja flagrado dirigindo com a CNH vencida há mais de 30 dias, ele é multado com uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos no prontuário da CNH.

 

Atualmente, a CNH tem validade de 10 anos para condutores com menos de 50 anos. A validade do documento para quem tem de 50 a 69 anos é de cinco anos. Já os motoristas com idade acima de 70 anos devem renovar a CNH a cada três anos. (Blog do Caminhoneiro)