Vendas de ônibus acumulam alta de 18,39% em 2022, diz Fenabrave

Diário do Transporte

 

Os emplacamentos de ônibus no Brasil acumulam neste ano de 2022, entre janeiro e novembro, 19.179 unidades, alta de 18,39%, em relação a semelhante período de 2021, quando foram registradas vendas de 16.200 coletivos.

 

O dado é da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e foi divulgado pela entidade, que reúne as concessionárias em todo o País, nesta sexta-feira, 02 de dezembro de 2022.

 

Os números reais podem ser maiores ainda porque há muitos pedidos represados, já que houve no ano atrasos entre os pedidos, processo de produção e emplacamento por causa de falta de componentes e peças na indústria automotiva como um todo.

 

Entre outubro e novembro, a alta foi de 15,7%, com 1.828 ônibus emplacados em outubro e 2.115 em novembro.

 

Já na comparação com novembro do ano passado, a alta é de 55,63%, uma vez que em novembro de 2021, foram emplacados 1.359 ônibus.

 

Marcas

 

A Fenabrave também divulgou nesta última sexta-feira (02), o ranking de marcas de ônibus emplacados, com Mercedes-Benz liderando e respondendo por metade do mercado de ônibus, seguida por Volkswagen e Marcopolo (por causa dos micro-ônibus Volare):

 

Fabricante – Quantidade – Participação

 

Mercedes-Benz – 9.889 – 51,56%

VW/MAM – 4.199 – 21,89%

Marcopolo – 3.071 – 16,01%

Iveco – 1.191 – 6,21%

Volvo – 487 – 2,54%

Scania – 248 – 1,29%

Agrale – 60 – 0,31%

BYD – 23 – 0,12%

Induscar – 7 – 0,04%

(Diário do Transporte/Adamo Bazani)