Blog do Ricardo Ribas
A Stellantis está se transformando em uma mobility tech company com a implementação da mais alta tecnologia em todas as frentes de atuação. Inovação, disrupção e diferentes tecnologias impulsionam os processos produtivos e a forma como a empresa se relaciona e interage com seus clientes, e estão presentes nos carros que compõem a gama de suas 14 marcas icônicas, das quais seis presentes no Brasil: Abarth, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM.
Patrocinadora do 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, a Stellantis mostrará algumas de suas inovadoras soluções tecnológicas durante o evento. A mostra acontece de 24 e 27 de novembro, na Fundação Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, e reunirá profissionais e estudantes interessados em produzir conhecimento para a tecnologia e inovação da mobilidade no Brasil.
Integrando a programação do evento, no dia 25 de novembro, às 17h45, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, participa do painel “O caminho para o futuro da mobilidade: a visão do C-Level”, que debaterá a constante transformação da sociedade e a necessidade de realizar a descarbonização da mobilidade, conectada às boas práticas de governança socioambiental.
No espaço da Stellantis, será apresentada a visão da companhia com as megatendências que sintetizam o futuro da mobilidade, incluindo projeções de motores a combustão, híbrido e elétrico, mostrando ao público a diferença entre as tecnologias e a importância do etanol combinado a um motor elétrico como parte da transição energética rumo à eletrificação.
Além disso, os visitantes encontrarão o Citroën Ami, uma solução de mobilidade elétrica e alternativa inteligente para deslocamentos urbanos e logística, e o Fiat 500e, modelo icônico que é o primeiro 100% elétrico da marca comercializado no Brasil. Outros destaques são as aplicações tecnológicas já utilizadas pela companhia, como a termografia e o exoesqueleto, que trazem o conceito de ergonomia do futuro e tecnologia da Indústria 5.0 para melhorar a ergonomia nas linhas de produção da empresa.
Atrações no espaço Stellantis
Transição energética
Com o avanço de novas tecnologias e os esforços para a descarbonização, diferentes propulsores são utilizados ao redor do mundo, como os motores a combustão, híbrido e elétrico. Para reforçar a visão da Stellantis, que trabalha no híbrido com o etanol associado a um motor elétrico como uma ponte rumo à eletrificação, será exibida uma animação que mostra o funcionamento e a diferença entre eles, facilitando a compreensão do público.
No vídeo, a versatilidade do motor híbrido é percebida mostrando as duas fases do motor elétrico: durante as acelerações auxilia o motor a combustão, proporcionando torque adicional, e durante as desacelerações funciona como gerador elétrico, recarregando as baterias do carro. Outros componentes do veículo híbrido são exibidos, reforçando que esta tecnologia proporciona economia de combustível, aumento da autonomia e redução nas emissões de CO2.
Estes benefícios estão alinhados à visão da Stellantis para a eletrificação no Brasil, que avançará na forma de modelos híbridos, combinando propulsão elétrica e a etanol. O etanol é uma vantagem estratégica do país para uma propulsão mais limpa. Quando considerado o conceito well-to-wheel (ou, do campo à roda, em livre tradução), o etanol é altamente eficiente quanto às emissões, porque a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve de 70% a 80% do CO 2 liberado na produção e queima do combustível.
Citroën AMI, um objeto de mobilidade inédito
Pela terceira vez em exposição no Brasil, o AMI é uma solução de mobilidade comercializada com sucesso na Europa e representa a tradução perfeita dos valores da Citroën, que são a inovação, um forte interesse pelos desafios da sociedade e a vontade de proporcionar uma mobilidade sem emissão de CO2. É uma opção para o mercado de micromobilidade ao criar o segmento dos quadriciclos elétricos de dois lugares, ultracompactos, acessíveis, seguros e que oferecem uma alternativa aos veículos de duas rodas e aos transportes coletivos.
As dimensões reduzidas facilitam a condução e o estacionamento, seja com a acomodação de duas pessoas lado a lado ou na versão para cargas. Com recarga simplificada em apenas três horas em uma tomada convencional de 220V, o AMI traz uma personalidade cativante e acessível a usuários a partir de 14 anos na França.
O modelo icônico da marca é o primeiro 100% elétrico da Fiat comercializado no país, e chegou ao Brasil em agosto de 2021. O Fiat 500 está em sua terceira geração e foi renovado ao tornar-se elétrico: desenvolvido sobre a nova plataforma Mini EV, o veículo está maior, mais conectado, com equipamentos exclusivos para o segmento e com um novo estilo, reforçando vocação inerente de mudar o ambiente à sua volta.
O modelo histórico da Fiat, responsável pela mobilidade inteligente desde seu lançamento na Europa do pós-guerra, em 1957, simboliza a essência da marca atualmente: pop, encantadora, espontânea e ítalo-brasileira. O Fiat 500 elétrico ainda conecta aos consumidores brasileiros que buscam uma mobilidade sustentável, urbana, conectada e autônoma. Ele possui uma autonomia de 320 quilômetros.
Indústria 5.0 e a saúde ocupacional
Na era da Indústria 5.0, as fábricas da Stellantis trabalham com o foco da ergonomia do futuro, com tecnologias pioneiras como a termografia. Com esse método, é possível antecipar diagnósticos e preservar a saúde dos trabalhadores que trabalham nas linhas de produção.
A termografia aponta riscos de lesões e permite implementar ações preventivas. A tecnologia avalia vasos sanguíneos, tendões, músculos e inervação, que são estruturas envolvidas na biomecânica das atividades.
Outra tecnologia pioneira e que contribui para a melhoria da saúde dos trabalhadores durante o processo produtivo é o exoesqueleto, equipamento de ergonomia colaborativa que facilita a realização de diferentes tarefas ao oferecer mais conforto ao empregado.
Durante o evento, será possível demonstrar na prática como funciona o sistema biomecânico. Molas e amortecedores atrás das coxas e panturrilhas proporcionam o repouso das pernas do trabalhador durante o agachamento, como se houvesse uma cadeira invisível que reduz a fadiga muscular e o risco de lesões.
Aplicativo do Congresso SAE BRASIL 2022
O 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL conta com um aplicativo onde os visitantes podem acessar toda a programação, montar a agenda e ainda fazer perguntas aos palestrantes e participar de enquetes.
29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: 24 a 27 de novembro de 2022
Local: Fundação Bienal de São Paulo | Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Moema, São Paulo – SP, 04094-050)
Para mais informações: https://saebrasil.org.br/congresso/
(Blog do Ricardo Ribas)