Estradão
A Vamos, locadora de veículos do Grupo Simpar deverá ter cerca de 100 mil veículos alugados no Brasil em 2025. Segundo informações da empresa, 80% dessa frota será de caminhões. A estimativa é do CEO da companhia, Gustavo Couto. De acordo com ele, a expectativa é baseada no potencial de crescimento do mercado de locação no País.
Conforme Couto, nos Estados Unidos, por exemplo, 25% da frota de pesados é alugada. Porém, no Brasil, onde circulam mais de 3,3 milhões de veículos do tipo, o número não passa de 1%. Seja como for, esse total inclui caminhões e implementos rodoviários.
Atualmente, a Vamos é considerada como a maior empresa do setor no País. De acordo com a empresa, sua frota de veículos alugados é de cerca de 38,5 mil unidades. Os ativos são formados por caminhões, implementos rodoviários, máquinas agrícolas e empilhadeiras. A maior parte são caminhões, seguida dos implementos rodoviários. No total, a carteira da empresa tem mais de mil clientes.
A Vamos é fruto da divisão de locação de veículos do grupo, criada nos anos 1990. Foi nesse período que a transportadora Julio Simões iniciou um processo de diversificação de suas operações. Com o avanço dessa operação, em 2015 a companhia criou a Vamos.
Recentemente, a Vamos informou que seu faturamento está próximo dos R$ 5 bilhões. Para manter o forte ritmo de crescimento, a empresa está investindo o mesmo montante na operação. Apesar de não ter o maior faturamento do Grupo – Movida e JSL são as líderes -, a Vamos é a que mais cresce.
De acordo com Couto, o avanço varia de 50% a 60% por ano. Assim, na comparação do terceiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2021, a alta foi de 66%.
Montadoras apostam no segmento
O potencial do mercado de locação de pesados é tão grande que vem atraindo até montadoras. Nesse sentido, Volkswagen e Volvo já atuam no setor. Além disso, a Scania acaba de ingressar no clube. A marca sueca fechou os primeiros negócios durante a Fenatran 2022.
Seja como for, Couto diz que os novos competidores não são ameaça. Ao contrário, ele acredita que as montadoras ajudarão. Mesmo porque, a Vamos tem 80% de participação do mercado de locação de caminhões o Brasil. Todavia, para o executivo a entrada das montadoras nesse negócio vai preencher uma grande lacuna que existe no Brasil. Já que apenas 1% desse mercado é alugado.
“É importante que tenha novos entrantes nesse mercado. Assim, o negócio de locação se torna mais conhecido. Ademais, somos os maiores compradores de caminhões das montadoras. Afinal, a gente compra em torno de 8% da produção nacional de caminhões. Vamos continuar parceiros”.
Caminhões mais caros, abrem oportunidade para a locação
Com a chegada das novas regras do Proconve P8, de redução de poluentes, alinhadas à Euro 6, os caminhões com os novos motores terão reajuste médio entre 15% e 25%, dependendo da capacidade. Dessa forma, o executivo concorda que pode ser uma oportunidade de o cliente que tradicionalmente compra caminhões, passe a enxergar a locação como alternativa.
“Sem sombra de dúvidas a gente tem criado alternativas para facilitar a ampliação e a renovação da frota. Nesse sentido, quem faz conta vai optar pela locação”.
O CEO da Vamos diz que quem opta pela locação de um caminhão, tem uma economia de até 32% quando se compara com o custo de aquisição durante cinco anos. Ou seja, sustentado o ativo por esse período. Em outras palavras, entram na conta da compra, passando pelo custo do capital. Bem como manutenção até a revenda.
“Porém, existe ainda a questão cultural da posse. Mas quando estamos vivenciando um cenário, onde há altos custos de aquisição, naturalmente as empresas começam a pensar em alternativas. E nesse momento, vejo uma oportunidade de a locação ser essa alternativa?, completa Couto.
De qualquer forma, para quem quer pagar mais barato pela locação, a Vamos fez antecipação de compras durante 2022. Assim, dispõe de caminhões 0-km com tecnologia Euro 5 para locação.
A Vamos enxerga que a locação é um viabilizador para novas tecnologias. Incluindo aquelas alternativas ao diesel. Nesse sentido, durante a Fenatran, a empresa de locação comprou 20 unidades do VW Constellation 31.280 8×4, que estarão disponíveis para locações do agronegócio. Na frota a empresa ainda conta com modelos elétricos e a gás.
Contratos mais longos de diversificados
O agronegócio representa mais de 30% do negócio da Vamos. Destaque para o setor de grãos e canavieiro. Para este segmento, a Vamos disponibilizou mais de 2 mil caminhões apenas para o Centro-Oeste.
Todavia, importantes embarcadores e, portanto, donos de grandes frotas experimentam a locação. Como a Ambev que já trabalha com caminhões da Vamos.
A companhia também registra crescimento no mercado de última milha, dentro do e-commerce.
Do mesmo modo, pequenas empresas também estão optando por locar veículos, levando em conta os serviços agregados. Como manutenção, seguro etc.
Seja como for, 81% dos contratos da Vamos têm duração média de cinco anos. “O cliente entendeu que nesse período, ele acaba se beneficiando da alta produtividade do caminhão, que ele adquire novo. Portanto, com baixo custo de manutenção e garantindo a disponibilidade do ativo durante todo o contrato”.
Para isso, a Vamos mantém uma rede com mais de três mil oficinas credenciadas no País. O que inclui a rede de concessionária das fabricantes. (Estradão/Andrea Ramos)